Jovens voluntários ajudaram a limpar o Baixo Guadiana

Além de fazer a limpeza ao longo de um percurso de 3,5 quilómetros, os jovens também tiveram a oportunidade de ouvir “Histórias de Assombrar”

22 estudantes do ensino secundário farenses participaram numa ação de limpeza e sensibilização, promovida pela associação Odiana. Os jovens caminharam entre as localidades de Alcaria e Almada d’Ouro, no concelho de Castro Marim, recolhendo os detritos que encontraram pelo caminho.

A iniciativa de voluntariado jovem “Cuidar é Valorizar” permitiu recolher «vários sacos de lixo, sendo que os mais comuns eram os plásticos (garrafas, embalagens e sacos), garrafas de vidro, papel e pneus, entre outros», segundo a Odiana, que organizou a ação.

Com esta atividade, associação do Baixo Guadiana visou «sensibilizar os jovens para o património natural e consciencializar para a preservação e valorização do mesmo, lembrando que “Cuidar é Valorizar”. A tónica esteve nos recursos hídricos do território do Baixo Guadiana, nomeadamente o Rio Guadiana, as ribeiras, as barragens e a avifauna, salientando a sua importância».

Depois de percorrer 3,5 quilómetros e terem recolhido todo o lixo que encontraram, os 22 estudantes da Secundária João de Deus (Liceu de Faro) participaram na iniciativa lúdico-pedagógica “Histórias de Assombrar”.

«Durante uma hora e meia o grupo de jovens percorreu o centro histórico castro-marinense visitando o Revelim de Santo António, o Castelo, a Igreja Matriz e vários bairros emblemáticos da vila. Foram ouvidas lendas do Guadiana, contos dos trabalhadores das conserveiras pombalinas, mitos de homens que se transformavam em burros, lendas de mouras e mourinhos que assombram o Castelo, boatos de tesouros perdidos e histórias de arrepiar com magias e encantamentos que fascinaram os participantes», descreveu a Odiana.

A iniciativa “Cuidar é Valorizar” integrou o programa da Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA), da Agência Portuguesa do Ambiente, que decorreu entre 26 de Setembro e 3 de Outubro, no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”.

A Odiana desenvolveu esta ação de sensibilização ambiental através do projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço aprovado no âmbito do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER.

A ação contou, ainda, com o apoio e colaboração do Município de Castro Marim, da Empresa Municipal Novbaesuris e do Clube de Caçadores de Almada d’Ouro.

Comentários

pub