Acampamento de voluntários e (muita) educação ambiental fazem nova SEIVA

Há iniciativas em 11 concelhos algarvios: Loulé, Tavira, Faro, Lagoa, Silves, Castro Marim, São Brás, Monchique, Albufeira, Vila Real de Santo António e Lagos

Ribeira de Odeleite

Nove seminários, cinco exposições e o 1º acampamento de Voluntariado Ambiental para a Água fazem parte da Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA) que decorre de 26 de Setembro a 3 de Outubro, no Algarve.

Esta iniciativa vai ter ainda 18 atividades de voluntariado ambiental, 34 visitas a infraestruturas e equipamentos de educação ambiental (como Estações de Tratamento de Águas), a exibição do filme “Lixo Extraordinário”, de Lucy Walker, e duas sessões de curtas sobre Oceanos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.

Do programa consta, ainda, a sessão de apresentação pública do projeto do Corpo Europeu de Solidariedade, a realizar-se no dia 26 de Setembro, a partir das 14h30, na Universidade do Algarve – Campus da Penha, Complexo Pedagógico (Anfiteatro 1.5), em Faro.

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, será promovido ainda, no dia 1 de Outubro, às 14h30, um seminário subordinado ao tema “Ciência Cidadã e Voluntariado”, que integrará uma Cerimónia de Entrega de Certificados de Mérito “Voluntariado Ambiental para a Água 2018”.

Esta cerimónia tem em vista a distinção de pessoas e entidades pelo seu empenho e trabalho de excelência desenvolvido, no último ano, em atividades de educação e voluntariado ambiental, de entre os vários parceiros envolvidos- Escolas Ensino Básico e Secundário, Universidade do Algarve, Centros de Ciência Viva, Associações, entre outros.

Para consultar o programa completo da SEIVA, clique aqui. Para se inscrever pode ir a esta página de Facebook.

A SEIVA tem como destinatários principais as comunidades escolares, em particular os docentes do ensino básico e secundário, técnicos da administração pública regional e local, empresas, organizações não-governamentais de ambiente e associações empresariais, profissionais, culturais e recreativas, entre outros.

Com esta iniciativa «pretende-se mobilizar a população do Algarve para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão, por forma a contribuir para a gestão participada dos recursos e para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade», explica a organização.

A SEIVA é organizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve.

Comentários

pub