Encontro de Música Antiga de Loulé “Francisco Rosado” celebra 20 anos

Iniciativa passa por Loulé, Boliqueime, Querença e Almancil

Igreja Matriz de Loulé

O XX Encontro de Música Antiga de Loulé “Francisco Rosado” decorre de 30 de Setembro a 28 de Outubro e comemora, este ano, 20 anos de existência com uma aposta em agrupamentos e intérpretes «maioritariamente portugueses». 

O arranque deste Encontro, dia 30 de Setembro, domingo, irá acontecer com o concerto “Celebrando o Cravo”, com a presença de quatro «excecionais cravistas que interpretarão concertos de Bach a quatro (Ana Mafalda Castro, Elsa Santos, Menno Van Delft e João Paulo Janeiro), com orquestra Concerto Ibérico. Este momento musical acontece na Igreja Matriz de Loulé», diz a Câmara Municipal.

Já no dia 7 de Outubro, na Igreja de São Sebastião, em Boliqueime, será o Ensemble de Flautas de Loulé a marcar presença neste Encontro.

Desta vez, o grupo vai fazer-se acompanhar por um convidado especial – João Costa, nas artes visuais – e juntos contarão a lenda de Daphne e Apolo. “Interpretação visual e musical da História de Daphne e Apolo” será dirigida por Ana Figueiras, que, após o falecimento do professor Francisco Rosado, tem sido a responsável por este Ensemble.

Segue-se, dia 14 de Outubro, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira, o concerto de Music’alta «que nos traz belas danças europeias em instrumentos de “Alta Capela” como as sacabuxas e as charamelas», explica a autarquia.

“Música de Altos Menistreis – Danças e canções da Renascença” traz-nos algumas danças e versões instrumentais de canções europeias do século XVI.

No final da Idade Média e na Renascença, o termo “Menistreis” designava o conjunto de músicos instrumentistas. Constituíam um grupo de músicos profissionais que trabalhavam para o rei, nobre, igreja ou poder municipal, de uma forma mais ou menos permanente. Estes eram muitas vezes multi-instrumentistas que formavam conjuntos relativamente autónomos.

Segue-se, a 19 de Outubro, às 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença, as celebrações de lágrimas e de luz nos ofícios de defuntos em Coimbra no século XVI “Requiem de Coimbra”, que poderemos ouvir pelo grupo Capela Sanctae Crucis (Portugal/França), um laboratório profissional de estudo e interpretação de polifonia portuguesa criado por Tiago Simas Freire em 2012.

Este programa é estruturado por uma Missa de Defuntos a quatro vozes, anónima e inédita, conservada na Biblioteca de Coimbra.

Um programa bem diferente será apresentado pelo grupo Il Dolcimelo & Ensemble Portingaloise, no dia 20 de Outubro, na Igreja Matriz de Loulé, em “Auto do labirinto (ou Labirinto do Amor)”, um espetáculo multidisciplinar de música, dança e dramatização.

«Com base num extraordinário repertório dramático quinhentista, os personagens – eleitos entre os pares amorosos – terão os seus serões de corte povoados por danças baixas e altas, revelando os seus dotes coreográficos e musicais. Não faltam os instrumentos de corte e de folia, indispensáveis para a dança ou para a serenata ao luar».

A terminar esta comemoração dos 20 anos do Encontro está um fim de semana «bem musical que se inicia a 26 de Outubro, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Alte, com o concerto do Ensemble Contrastes, com um programa alemão dos anos de ouro do período barroco para viola da gamba, fagote e cravo – “Ecos da Solidão” (Alemanha séc. XVIII)».

Serão interpretadas obras a solo, duo e trio, de alguns dos compositores alemães mais consagrados, bem como de alguns mestres entretanto esquecidos. Além dos incontornáveis Bach e Georg Friedrich Telemann (de quem se celebrou recentemente o 250º aniversário da morte), fazem parte do programa obras de compositores como Johannes Schenck (1660-após 1712), Theodor Schwartzkopf (1659-1732) ou Christoph Schaffrath (1709-1763).

O último momento musical leva à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Almancil, no dia 27 de Outubro, a flauta de bisel, através do concerto dos Flautistas de Portugal, que conta com a presença de intérpretes de flauta de destaque no panorama nacional atual e que interpretarão peças a solo e em conjunto. “Soli&Insieme: Música Antiga para solistas e consorte” apresenta Ana Figueiras, António Carrilho, Filipa Oliveira, Pedro Couto Soares e Pedro Sousa Silva.

Todos os concertos têm início às 21h30. A entrada é livre.

Mantendo a tradição ao longo de 20 anos, a componente pedagógica também se destacará neste último fim de semana de Outubro, através de um curso de Técnica de Alexander, por Pedro Couto Soares (27 Outubro, das 10h00 às 13h00, no Conservatório de Música de Loulé) e uma masterclass de música de conjunto, por António Carrilho e Pedro Sousa Silva (28 Outubro, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, no Conservatório de Música de Loulé).

No ano em que Loulé «viu abrir portas a primeira escola pública de ensino especializado de Música no Sul do país, este Encontro ganha ainda maior importância».

Comentários

pub