Atraso nos Apoios às Artes obriga ACTA a adiar estreia de nova produção

Os atrasos na atribuição dos apoios pela Direção-Geral das Artes (GD Artes) às estruturas culturais vai obrigar a ACTA – […]

Os atrasos na atribuição dos apoios pela Direção-Geral das Artes (GD Artes) às estruturas culturais vai obrigar a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve a adiar, indefinidamente, a estreia e apresentação da nova produção “Instruções para abolir o Natal”, de Michael Mackenzie, que esperava lançar a 25 de Abril, no Teatro Lethes, em Faro. A impossibilidade de avançar com parte da programação anunciada, devido à incerteza na chegada do apoio, já haviam sido admitidas por Luís Vicente, diretor da ACTA, em entrevista ao Sul Informação e à RUA FM.

Em alternativa, será apresentada, em reposição, a produção de 2014 “Nossa Senhora da Açoteia”, de Luís Campião, «que realizará o mesmo número de sessões nas datas previstas para a anterior, entre 25 de Abril e 6 de Maio».

Em causa está o atraso no anúncio dos resultados do concurso de Apoio às Artes, muito contestados a nível nacional por terem deixado de fora companhias e criadores com provas dadas – entretanto, o Governo já anunciou reforço nas verbas a atribuir. A companhia algarvia até acabou por ser contemplada com apoios neste polémico concurso, mas menos do que esperava, razão pela qual decidiu contestar a decisão da DG Artes.

«Vamos receber 25 por cento menos do que aquilo que pedimos, para além do atraso que havia quanto ao timing. Porque os prazos não coincidiram em rigorosamente nada com o que o secretário de Estado anunciou no ano zero, em 2017», disse ao Sul Informação Luís Vicente.

«Isto criou-nos complicações graves. Não vamos estrear uma nova produção no dia 25 de Abril, como planeávamos, porque se revelou impossível. Não tínhamos capacidade financeira para isso. O que iremos apresentar é uma reposição. O resto terá de ser negociado com a Direção-Geral das Artes quando chegar a altura», acrescentou.

Esta poderá não ser a única situação que a ACTA terá de conversar com a DG Artes. «Em 2018, foram-nos atribuídos 260 mil euros e, nos três anos seguintes, 290 mil euros anuais. Mas isto não foi o que solicitámos, para o programa que queríamos apresentar. Tínhamos pedido cerca de 400 mil euros por ano. Vamos ter de renegociar a situação quando chegar a altura», disse, ao nosso jornal, Luís Vicente.

A ACTA revelou ainda que «a receita de bilheteira da sessão do dia 25 de Abril destina-se a uma ação de solidariedade do público da ACTA para com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Faro/Loulé».

As sessões da peça “Nossa Senhora das Açoteias” têm lugar no Teatro Lethes, em Faro, de quarta-feira a sábado, às 21h30, exceto no dia 3 de Maio, em que a apresentação acontece às 15h00. Aos domingos, a sessão é às 16h00.

Comentários

pub