Depois do Félix…aí vem a Gisele, com mais chuva, vento e agitação marítima

Depois de a Depressão Félix ter passado, estando agora para os lados das Ilhas Britânicas, e depois de uma breve […]

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

Depois de a Depressão Félix ter passado, estando agora para os lados das Ilhas Britânicas, e depois de uma breve acalmia de dois dias, eis que, na quarta-feira, dia 14, vai chegar a Portugal Continental a Depressão Gisele.

Bruno Gonçalves, do site Meteofontes, explica esta sucessão de tempestades: «sem o Anticiclone na sua posição natural, abre-se o caminho a que estas depressões atravessem livremente o Atlântico Norte e cheguem até nós, o que tem acontecido nestas duas últimas semanas e deverá continuar, pelo menos mais esta semana».

Depois de um dia de amanhã, terça-feira, com céu parcialmente a pouco nublado, possibilidade de alguma chuva fraca, sobretudo durante a madrugada e manhã, mas com boas abertas, ligeira subida das temperaturas máximas e vento moderado de Sul, o panorama do tempo vai mudar no dia seguinte, em especial no Norte e Centro do país.

Na quarta-feira, haverá então a aproximação de uma nova depressão vinda de Oeste e cujo centro se situará a Noroeste da Galiza, durante este dia.

A Depressão Gisele terá uma superfície frontal associada, que deverá deixar períodos de chuva moderada a forte, no Norte e Centro, e moderada no Sul do país. O vento será moderado a forte, de novo sobretudo no Norte e Centro, havendo ainda possibilidade de trovoadas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Portugal as principais consequências desta tempestade deverão ser sentidas em especial no arquipélago dos Açores, já que, «à passagem da depressão Gisele a norte do arquipélago, prevê-se, para os Grupos Ocidental e Central, vento forte com rajadas até 110 km/h e ondas com altura significativa de 7 a 8 metros».

Para o Grupo Oriental dos Açores, o IPMA prevê «vento forte com rajadas até 100 km/h e ondas com altura significativa de 6 a 7 metros», sendo que em todas as ilhas deverão ainda ocorrer períodos de chuva.

Segundo o IPMA, prevê-se que a depressão Gisele, às 06 horas do dia 14 de Março, «se encontre centrada em 48N 15W com uma pressão atmosférica prevista no seu centro de 968 hPa».

«Esta depressão irá afetar mais diretamente a região noroeste de Espanha, a região da Bretanha, seguindo depois a sua trajetória na direção das Ilhas Britânicas», acrescenta.

A partir de dia 14, devido à passagem de uma superfície frontal fria associada a esta depressão, prevê-se para
Portugal Continental um «agravamento das condições meteorológicas, com ocorrência de precipitação, por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoada».

O vento irá também intensificar-se durante o dia de quarta-feira, em especial no litoral e nas terras altas. Além disso,
a partir da tarde de dia 14, «é esperado um aumento da agitação marítima em toda a costa ocidental, com ondas com 4 a 5 metros».

«A influência da depressão Gisele verificar-se-á especialmente nas zonas marítimas de responsabilidade nacional», acrescenta o IPMA, já que se prevê um novo agravamento do estado do mar.

Para mais detalhes para a navegação marítima clique aqui.

 

Atualizada às 19h00, acrescentando informação do IPMA

Comentários

pub