Xutos, D.A.M.A, Tiago Bettencourt, The Gift e novo circo: descubra as propostas de passagem de ano no Algarve

Xutos & Pontapés, mesmo sem o guitarrista Zé Pedro, os D.A.M.A., mas também The Gift, Dino D’Santiago, Tiago Bettencourt e “Klaxon”, […]

Xutos & Pontapés, mesmo sem o guitarrista Zé Pedro, os D.A.M.A., mas também The Gift, Dino D’Santiago, Tiago Bettencourt e “Klaxon”, um espetáculo de novo circo. Por todo o Algarve, não faltam propostas para entrar em 2018 da melhor maneira. (Quase) sempre com música à mistura e o tradicional fogo de artifício. 

Se ainda não escolheu onde ir na passagem de ano, fique a conhecer aquilo que pode encontrar no Algarve, do Barlavento ao Sotavento, por ordem alfabética:

 

Albufeira:

Xutos e Pontapés | Foto: Martyna Mazurek

Um dos locais de eleição para a passagem de ano no Algarve é Albufeira, que aposta sempre num cartaz forte. Este ano, não é exceção, tendo como base o palco montado junto à Praia dos Pescadores.

Apesar da morte, em Novembro, do emblemático guitarrista Zé Pedro, a banda Xutos & Pontapés decidiu manter o concerto que já estava marcado.

A noite de 31 de Dezembro, em Albufeira, começa com um concerto de Agir, às 22h30, «para atrair os mais jovens», e depois Xutos, às 24h00 (ou antes, depois da 0h00 de dia 1 de Janeiro), a seguir ao fogo de artifício, «para os menos jovens». Sempre na Praia dos Pescadores, com entrada livre.

A segurança vai ser reforçada, uma vez que se espera cerca de 100 mil pessoas em Albufeira.

Desta vez, haverá mais um ponto de lançamento de fogo de artifício, a partir da praia de Olhos de Água, passando assim a ser três os locais em Albufeira onde se pode assistir a um dos momentos mais marcantes da passagem de ano.

Além da música e dos foguetes, também pode visitar o evento Paderne Medieval, naquela aldeia do interior do concelho, de 29 de Dezembro a 1 de Janeiro.

E até haverá transporte para quem quiser, com os horários a poderem ser consultados aqui. 

Na noite de fim de ano, vão ser várias as formas de chegar ao centro da cidade. Pode, desde logo, contar com o comboio turístico que trabalhará em horário contínuo.

O trânsito para o centro de Albufeira estará condicionado a partir das 20h30 de dia 31. Nas ruas do MFA, das Telecomunicações e Pau da Bandeira, haverá um corte efetivo, quando os parques de estacionamento circundantes se encontrarem completos.

A Praça de Táxis alternativa, entre as 20h30 e as 3h00, está localizada na Rua Alves Correia. Na Avenida Francisco Sá Carneiro, na zona da Oura, o trânsito será interrompido perto das 24h00, para dar lugar à “Star Parade” e à sessão de fogo de artifício.

 

Alcoutim:

O Cais de Alcoutim vai receber a festa de entrada no novo ano naquela vila. A partir das 22h30, há animação musical com “Chaparral Band”, seguida, às 00h00, de fogo de artifício.

A entrada é livre.

 

Aljezur:

Quanto ao concelho de Aljezur, a festa de passagem de ano será em Odeceixe. Uma tenda, no Largo 1º de Maio, vai acolher, ainda no dia 30, um concerto de Bruno Neves e DJ GB, a partir das 22h00.

Já a noite de 31 terá os “Irmãos Jacinto e a sua banda” e DJ GB, a partir da mesma hora.

 

Faro: 

Na capital do Algarve, o cabeça de cartaz é o português Tiago Bettencourt. A despedida de 2017, no dia 31 de Dezembro, começa às 23h00, com a atuação de Tiago Bettencourt, «nome incontornável da música portuguesa que já não precisa de apresentações», segundo a Câmara de Faro.

Quando o relógio marcar zero horas, será lançado o habitual fogo de artifício e 2018 começará, na Baixa da cidade, ainda ao som de Tiago Bettencourt, que estará em palco até perto das 00h30, altura em que terá início a atuação do DJ Sunlize.

«O último artista a animar a festa começou a dar os seus primeiros passos em 2002 e é hoje uma das grandes promessas da dance scene nacional. Sendo uma das caras da Pioneer em Portugal, a linha musical que mais identifica o trabalho deste DJ é o house music, em todas as suas vertentes».

A entrada é livre.

 

Lagoa: 

O “Arade Music Fest” volta este ano..mas já tem lotação esgotada. Este que é «o maior réveillon indoor do Algarve», realiza-se, na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal (Lagoa).

Aquele é, segundo a Câmara de Lagoa, «um edifício único no Algarve, dotado de instalações que irão receber o público com um alto nível de conforto, segurança e excelentes vistas para o rio Arade».

Às 20h00, o público será recebido com um “Espumante Cocktail”, mas também com direito a música clássica.

O jantar de gala será servido, a partir das 21h00, e terá animação musical com o grupo “Sexteto Son”, de Cuba.

À meia-noite, da esplanada exterior do Centro de Congressos do Arade, vai poder-se contemplar um espetáculo de fogo de artifício.

A partir das 00h45, o público será brindado com hits dos anos 70 e 80, selecionados pelo DJ Mark Guedes, reconhecido a nível nacional por ser o responsável do programa semanal “Flash Dance” da rádio M80.

 

 

Lagos:

A festa de Passagem de Ano em Lagos vai contar, este ano, com um espetáculo dos D.A.M.A., a partir das 22h30, na Praça do Infante, grupo que não vai deixar ninguém indiferente na última noite do ano.

Em Lagos, o último dia do ano e o primeiro do novo ano prometem trazer muita animação a todos os que neste município quiserem fazer a sua despedida de 2017.

À meia-noite, logo após o concerto, os céus de Lagos enchem-se de cor para a despedida de 2017, com um espetáculo piromusical.

Está também prevista uma entrada animada em 2018. A partir da 00h15, e durante uma hora, Lagos será animado pelos Meninos da Vadiagem, um coletivo de DJs, composto por Santo (DJ e MC), Mike (Maschine) e Thomas (Scratch).

Sempre com uma base muito comercial, contam com múltiplas influências, que culminam num estilo Energetic Big Room Music.

 

Loulé:

Fogo de artifício em Quarteira – Foto de Câmara de Loulé

No concelho de Loulé, Quarteira volta a ser o local de eleição para a passagem de ano. A festa M80 e o novo projeto de Dino D’Santiago são as propostas.

Em estreia absoluta, “Sou Quarteira”, de Dino D’Santiago, sobe ao palco da Praça do Mar, a partir das 22h30.

O cantor quarteirense de raízes cabo-verdianas é o mentor do projeto «que pretende elevar os jovens desta freguesia que se destacam em várias áreas, em vários pontos do globo», explica a Câmara de Loulé.

A Dino D’Santiago juntam-se em palco outros músicos da terra – Carol Vieira, Sara Lawrence, Bertílio Santos e Colton Benjamin – além de um convidado vindo de Lisboa: Bruno Fernandes.

«O repertório que vão apresentar pretende fazer uma viagem pelos temas marcantes da música nacional, dos primórdios da pop-rock portuguesa, por exemplo os temas iniciais de Rui Veloso, até às sonoridades mais atuais, como é o caso de Vírgul. Este será um espetáculo 100% português, enaltecendo as vozes de Quarteira».

Como é tradição, quando derem as doze badaladas a anunciar o Ano Novo, vai ter lugar um espetáculo de fogo de artifício que irá iluminar o céu de Quarteira e um brinde coletivo a 2018, com champanhe e as tradicionais doze passas.

Já no novo ano, a festa M80 vai animar uma noite que será de verdadeiras recordações desta década de ouro da música. «Os DJs António Coimbra e Litos Diaz, da rádio M80, parceira deste evento, irão animar Quarteira com temas inesquecíveis que continuam a marcar a memória de quem viveu uma das épocas de maior criação musical».

 

Monchique:

Uma das propostas mais arrojadas de passagem de ano no Algarve realiza-se em Monchique. O espetáculo de novo circo “Klaxon” tem uma atuação especial no dia 31 de Dezembro. Depois das acrobacias, dentro da tenda, que começam às 21h00, haverá, na parte de fora, uma grande fogueira para aquecer a entrada em 2018.

Para aconchegar o estômago, haverá filhós, bolo de tacho, medronho, café de saco, champanhe, porco no espeto, mas também opções vegetarianas.

A iniciativa, que faz parte da programação do “Lavrar o Mar”, integra o “365Algarve”.

 

Olhão:

A entrada no novo ano será feita, em Olhão, ao som da música e do fogo de artifício. O Jardim Pescador Olhanense vai receber um concerto de Mariana Barnabé e Rafael Sousa, às 22h30, seguida de fogo de artifício às 00h00.

Depois entra em palco o “Duo Improviso”, quando forem 00h15.

 

Portimão:

Os The Gift, no dia 30 de Dezembro, e a artista Edna Pimenta, a 31, vão dar concertos, no âmbito da programação de fim de ano, em Portimão.

A festa começa logo no dia 30, com os “The Gift”, na zona ribeirinha de Portimão, junto à Antiga Lota, a partir das 22h00.

No dia 31 de Dezembro, a despedida de 2017 começa às 21h00, no mesmo local, ao som de diversos ritmos da música brasileira, com a artista Edna Pimenta e a banda Pimenta de Cheiro.

O grupo de baile Som Laranja e o DJ Maxman vão animar esta zona até às 3h00. O acesso em ambos os dias é livre.

Também no dia 31 de Dezembro, quando soarem as badaladas da meia noite, os céus serão iluminados a partir da Praia da Rocha e nas zonas ribeirinhas de Portimão e de Alvor pelo habitual fogo de artifício.

 

Silves: 

Quanto a Silves, a festa faz-se em Armação de Pêra, na Praia dos Pescadores.

A animação começa pelas 22h30 com a primeira parte da atuação da “5EX Band”, que tem preparado um tributo a Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, para esta atuação.

Formados em Outubro de 2015, os “5EX” «são uma banda de versões num estilo muito próprio e um repertório muito vasto tanto em inglês, como em português, que inclui hits dos anos 80 e as músicas mais ouvidas em 2017», diz a Câmara de Silves.

A banda «tem como lema “marcar pela diferença” e no seu elenco tem músicos muito experientes e consagrados a nível de covers band. O seu vocalista Tiago Rodrigues integrou a banda “The Mashups” e, mais recentemente, teve também uma prestação inédita no “Germany Got Talent”».

Às 00h00 será lançado o fogo de artifício, que tem uma duração esperada de 15 minutos, e logo depois, às 00h15, os “5EX Band” voltarão ao palco da Praia dos Pescadores. A animação vai-se estender até às 3h00, com a atuação do DJ Massivechild.

A atividade, organizada pela Junta de Freguesia desta localidade, conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves.  Quanto à entrada é livre.

 

Tavira:

Em Tavira, a Praça da República será o epicentro da festa. A animação musical começa às 22h00 com Hi-Fi. Às 12 badaladas haverá fogo de artifício. Também está prevista a atuação dos DJ GEMMA e Filip D’Palm.

A entrada é livre.

 

Vila Real de Santo António:

Fogo de artifício em Monte Gordo – Foto de Câmara de Vila Real de Santo António

Ainda pelo Sotavento, mas no litoral, Vila Real de Santo António tem propostas de passagem de ano, quer na cidade, quer em Monte Gordo.

Em Monte Gordo, no último dia de 2017, a boa disposição abre com os ritmos de “Duo Reflexo”, às 22h30, que conduzirá o público até à entrada do novo ano. A noite segue com a aguardada atuação da banda algarvia “Íris”, onde se ouvirão êxitos intemporais como “Atira’tó mar” e “Oh mãe”.

As primeiras horas do novo ano serão ainda preenchidas com música de dança, que ficará aos comandos de Nuno Dourado e DJ Vera.

Como vem sendo tradição, às primeiras badaladas de 2018, o céu da praia de Monte Gordo irá iluminar-se «com um magnífico espetáculo de fogo de artifício para celebrar o novo ano».

Além de Monte Gordo, a noite de São Silvestre será também assinalada em Vila Real de Santo António, na Praça Marquês de Pombal, entre as 22h30 e a 1h00, com a animação de baile de Zé Aníbal.

 

Comentários

pub