Verão Azul leva cinema, música (e não só) a Faro

Um espetáculo em forma de conferência, o filme “Espanha Contracorrente” ou um workshop de palavra e movimento são propostas do […]

“Murcof X Vanessa Wagner”

Um espetáculo em forma de conferência, o filme “Espanha Contracorrente” ou um workshop de palavra e movimento são propostas do Festival Verão Azul, que vai passar de 24 a 28 de Outubro, em Faro. 

No dia 24 há, então, “Espanha Contracorrente”, a partir das 21h30, no Teatro das Figuras.

Na sinopse lê-se: «há muita coisa a acontecer em Espanha neste momento: a economia está lentamente a recuperar, a paisagem política está a mudar e novos movimentos como o Ciudadanos e o Podemos estão a ganhar força. Contudo, depois das eleições em Dezembro de 2015, ainda não existe um acordo para a formação de um novo governo e a maior parte dos problemas que surgiram durante a crise económica e financeira ainda afetam a maioria da população».

Os bilhetes custam 4 euros, para público em geral, 3 euros para estudantes, e 1 euro para sócios do Cineclube de Faro.

Já no dia 25 há “Single Story”, uma conferência em forma teatral, às 10h00 e 11h30, também no Teatro das Figuras. Este é um espetáculo que foi pensado especificamente para adolescentes (jovens com idades entre os 13 e os 16).

Na iniciativa, parte-se de narrativas pessoais (que mais não são do que histórias de pessoas comuns) para falar da História de Portugal.

Os bilhetes custam 2 euros.

Quanto a “Sadness is an evil gas inside of me” é uma série de televisão da dupla Stine Omar e Max Boss (Easter) sobre um local desconhecido e intemporal onde dois grupos de pessoas lidam com a chegada de um estranho. A iniciativa decorre no dia 27 de Outubro, às 18h00, na galeria “Artadentro”.

A série «oferece pouco do espetáculo tipicamente inerente à sua forma. Quase não há diálogo falado, a menos que seja, por exemplo, parte de um anúncio que conseguiu contaminar o tecido da peça de vídeo. Ao invés disso, um conjunto de vozes imateriais conduzem-nos através de acontecimentos misteriosos com um charme camaleónico», explica a organização.

No dia 27 de Outubro, às 21h30, será a vez do espetáculo “António e Cleópatra” subir ao palco do Teatro das Figuras.

«Se dizemos um dos nomes, o outro surge de seguida. A nossa memória não consegue evocar um sem o outro. Plutarco escreveu que, a partir deles, o amor passou a ser a capacidade de ver o mundo através da sensibilidade de uma alma alheia. Misturaram amor e política e inventaram uma política do amor. São uma história de amor histórico. São um romance baseado em acontecimentos reais frequentemente romanceados», lê-se na sinopse.

«Shakespeare ergueu-lhes um monumento verbal que transformou na verdade mais verdadeira, aquilo que nunca lhes aconteceu. No filme de Mankiewicz que levou a 20th Century Fox à falência, Richard Burton e Elizabeth Taylor foram o casal celulóide e real que eles nunca e sempre foram», acrescenta.

Os bilhetes custam 10 euros para público em geral, e 7,5 euros para menores de 30 anos e maiores de 65.

Já o projeto visual e musical “My Paradise is better than yours”, que nasceu da colaboração do fotógrafo Vasco Célio com os músicos Carlos Barretto e João Frade, dá-se a conhecer no dia 27 de Outubro, às 23h30, no Club Farense.

O projeto apresenta uma nova formação com Mário Delgado e é um «caminho sonoro que acompanha uma reunião de imagens, em reflexões soltas sobre o espaço humano, a ocupação e conquista de território».

Aqui, os bilhetes custam 5 euros.

Passando para o workshop de palavra e movimento: «repetir até transformar poderia ser o mote». Na Companhia de Dança do Algarve, em Faro, Sofia Dias e Vítor Roriz vão dar esta formação, no dia 28 de Outubro, das 10h00 às 12h30.

«Repetir palavras e movimentos que nos levam a outras palavras e movimentos procurando despertar um fluxo de associações inusitadas a partir do imaginário de cada participante». Este é o objetivo. Os bilhetes custam 10 euros.

No mesmo dia, mas das 11h00 às 13h00, há uma masterclass de Tiago Rodrigues, com o mote “Não Morrer”, no Teatro das Figuras. A inscrição é gratuita e deve ser feita, enviando um e-mail para [email protected]

O dia 28 será rico em eventos, uma vez que também está agendado “Plethora”, um concerto performance de Jonhatan Uliel Saldanha, às 18h00, no parque de estacionamento do Mercado de Faro.

Esta é uma «peça para coro, eletrónica, luz e espaço ressonante». «Um grupo de vozes humanas emerge e dissolve-se na paisagem de cimento. Aglomerando-se e redistribuindo-se a turba esbate-se na linha que separa o orgânico do inorgânico. A voz que sobra é um impulso dirigido às paredes».

Os bilhetes custam ou 5 ou 7 euros.

Ainda no dia 28, às 21h30, pode assistir ao concerto “Statea” com Murcof e Vanessa Wagner. «O título do álbum Statea (que significa “balança” em italiano antigo) é uma referência a “escalas”– uma alusão ao balanço perfeito entre duas unidades de medida», diz a organização.

«Inicialmente estranha, a colaboração entre Fernando Corono (mais conhecido como Murcof), figura de proa do ambient, e Vanessa Wagner, multipremiada pianista clássica francesa, apresenta, afinal, uma lógica sublime. Ambos com formação clássica, percorreram trajetos diferentes, tendo convergido no entusiasmo partilhado pelo minimalismo», acrescenta.

Os bilhetes custam 12 euros, ou 8 euros para menores de 30 anos e maiores de 65.

Para terminar, há a festa de encerramento do Festival no dia 28, às 23h30, na Associação Recreativa & Cultural de Músicos, com a dupla “Easter” e DJ Lynce.

Os “EASTER” são a dupla da escritora Stine Omar e do produtor Max Boss, artistas multimédia sediados em Berlim.

«Para uns altamente erótica, para outros puramente assexual, a música de EASTER resiste a uma catalogação simples, justapondo a dicção neutra de rimas enigmáticas aos ritmos sintéticos pós-Eurodance, destilados num minimalismo sombrio», conclui.

O “Verão Azul” é uma produção da casaBranca e conta com a parceria da Câmara Municipal de Lagos e do LAC – Laboratório de Actividades Criativas e com a co-produção do Teatro das Figuras – Faro. A iniciativa também passa por Lagos e integra o 365Algarve.

 

Comentários

pub