Exposição ao ar livre convida a perambular pela história da Praça Manuel Teixeira Gomes [fotogaleria]

A original exposição «Praça Manuel Teixeira Gomes – Passear Pela História», promovida pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão […]

A original exposição «Praça Manuel Teixeira Gomes – Passear Pela História», promovida pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia de Portimão, em estreita colaboração com o Museu e o Município de Portimão, já pode ser vista nesta praça da zona ribeirinha da cidade.

Em 10 painéis metálicos e 20 fotografias de grandes dimensões, os visitantes que por ali perambularem, entre um gelado e um café, são surpreendidos com este inesperado encontro com as imagens que marcam a evolução do mais dinâmico espaço à beira-rio de Portimão.

A inauguração da mostra teve lugar ao final da tarde de segunda-feira passada, ao som da banda da Sociedade Filarmónica Portimonense, numa forma de recordar a antiga Filarmónica de Portimão, conhecida popularmente pela banda do “Paga-Zé”, que, em Julho de 1925, inauguraria o antigo coreto que existia naquele largo.

Como salientou José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão e membro do Grupo dos Amigos do Museu de Portimão, numa das fotos exposta nos painéis, representando a banda do “Paga-Zé”, «está o bisavô do atual maestro» da Filarmónica.

Por seu lado, Daniel Cartuxo, presidente do Grupo dos Amigos do Museu de Portimão, sublinhou a importância desta exposição, que permite fazer uma viagem no tempo e demonstra a importância do trabalho do GAMP, em colaboração com o próprio Museu e a Junta de Freguesia, «na salvaguarda das memórias destes locais importantes da cidade».

Depois desta primeira mostra sobre a Praça Manuel Teixeira Gomes, anteriormente designada Visconde de Bivar, esta iniciativa «Passear pela História», que parte de fotografias do acervo do Centro de Documentação do Museu de Portimão, irá no futuro percorrer, com novas imagens, outros espaços emblemáticos da cidade de Portimão.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

 

 

Comentários

pub