Café Calcinha (re)abre esta sexta-feira

O histórico Café Calcinha (re)abre ao público esta sexta-feira, 14 de Julho, às 18h00, depois de «uma intervenção profunda ao […]

O Café Calcinha, quase, quase a reabrir

O histórico Café Calcinha (re)abre ao público esta sexta-feira, 14 de Julho, às 18h00, depois de «uma intervenção profunda ao nível da reabilitação do seu interior». 

A previsão dada ao Sul Informação foi que o Calcinha iria abrir portas em Maio, mas tal só acontece agora em Julho.

Ainda assim, além da requalificação do edifício, o emblemático espaço louletano terá «um novo conceito, associando o funcionamento de um estabelecimento de restauração e bebidas a uma programação de âmbito social e cultural», segundo a Câmara de Loulé.

O Calcinha, que faz parte da “Rota dos Café de Portugal com História”, foi durante «o último século, e até aos dias de hoje, um marco sociocultural da população local e de todos os visitantes», diz a autarquia louletana.

Este é «o único espaço de tertúlia na história da cidade de Loulé, o que lhe configurou o privilégio de ser o estabelecimento mais emblemático e referenciado na história local», acrescenta a Câmara de Loulé.

Até porque foi no Calcinha que António Aleixo, poeta popular português, escreveu muitas das suas quadras. A sua figura está perpetuada à porta do Calcinha, numa estátua em sua memória.

Aquele espaço foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal em 2012 e, em 2014, adquirido pela autarquia.

 

 

Comentários

pub