Algarve vai ter mais 32 postos de carregamento de veículos elétricos

Um protocolo para instalação de 32 postos de carregamento para veículos elétricos na região algarvia vai ser assinado no dia […]

Um protocolo para instalação de 32 postos de carregamento para veículos elétricos na região algarvia vai ser assinado no dia 18 de Maio, durante a Nextmov – Smart Region Summit, uma iniciativa inédita em Portugal que AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve promove no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, nos dias 18 e 19 de Maio.

A AMAL, as 16 Câmaras algarvias, o Turismo de Portugal, a empresa Mobi.E e a Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor vão-se juntar para «criar uma rede eficiente no Algarve, uma medida fundamental para incentivar os cidadãos e residentes a adquirir viaturas mais ecológicas e contribuir para a construção de uma “Região Carbono Zero”».

Esta é apenas uma das iniciativas que constam do programa da Smart Region Summit, no âmbito da qual também decorrerá o 1º Encontro Nacional de Autoridades Intermunicipais de Transportes, no dia 18 de Maio, às 14h00.
O evento vai ainda contar com 60 expositores, espalhados por uma área de 15 mil metros quadrados, «onde serão dadas a conhecer novas soluções para uma mobilidade do futuro, inspirada na indústria da inovação e na transformação digital», segundo a AMAL.

Autódromo Internacional do Algarve

Ao longo de dois dias, são esperados mais de 2 mil visitantes, entre os quais jovens estudantes, que terão a oportunidade de ver «projetos inovadores e a mais recente tecnologia para a construção de uma sociedade mais eficiente, limpa e sustentável».

Além de mostrar o que já existe, a AMAL está apostada em perspetivar a mobilidade do futuro. Para isso, convidou «mais de 30 especialistas de renome nacionais e internacionais a debater o futuro das regiões inteligentes».

O debate é lançado com uma sessão sobre «Mobilidade Elétrica», às 11h30 de dia 18. No mesmo dia, às 16h00, haverá uma sessão que tentará descortinar «Que tendências ou soluções devem surgir dos serviços de Transportes Públicos», que contará com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas Pedro Marques.

«Transformação Digital», «Nova Mobilidade» e «Novas Organizações» são os temas das conferências que se realizam no segundo dia do evento, 19 de Maio. «Os desafios do digital, as mudanças que provoca nas organizações e as transformações e o impacto de novas formas de mobilidade nas nossas vidas serão alguns dos assuntos a desenvolver nestes espaços de debate», segundo a AMAL.

A entrada é gratuita bem como a inscrição nas conferências. O programa completo pode ser consultado online.

Comentários

pub