Algarve pioneiro no país a promover fórum internacional sobre Mobilidade Sustentável

O Algarve vai ser pioneiro em todo o país na promoção de um evento internacional ligado às smart regions (regiões […]

Crédito: Depositphotos

O Algarve vai ser pioneiro em todo o país na promoção de um evento internacional ligado às smart regions (regiões inteligentes). A AMAL-Comunidade Intermunicipal do Algarve vai promover o fórum internacional «Next.Mov – Smart Region Summit», nos dias 18 e 19 de Maio, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, para refletir sobre a mobilidade sustentável e a modernização administrativa da região.

Este evento irá abordar a mobilidade urbana sustentável, transportes públicos e governação digital, através de debates com convidados nacionais e estrangeiros, centrados nos temas das «Novas formas de organização», «Mobilidade Elétrica» e «Transporte Público e Turismo».

«O Algarve dá assim um passo importante para consolidar uma posição marcante no domínio dos sistemas inteligentes, cujo plano de investimentos ronda os 25 milhões de euros e é coordenado pela AMAL e pela CCDR Algarve», segundo a comunidade intermunicipal algarvia.

Além dos painéis de discussão, a iniciativa integra «uma área profissional de governação digital vocacionada para os municípios e setor turístico e de educação, com o intuito de os mais jovens aderirem à mobilidade sustentável e ao transporte público».

Neste showroom, será dado enfoque especial à mobilidade elétrica e aos sistemas digitais. No espaço «Mobi.show», que apresentará «a maior montra de mobilidade elétrica até hoje em Portugal», será possível fazer o test drive «de marcas emblemáticas e inovadoras no mercado».

No mesmo local, poderão ainda ser visitados os espaços «Next.Mov – Smart Region Summit», onde a AMAL e a CCDRA vão mostrar «o que está em curso na região do Algarve em matéria de sistemas inteligentes e as variadas ofertas de serviços no domínio da transformação digital a nível nacional», um espaço «Start-up», coordenado pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, uma área dedicada ao «Cycling&Walking», dinamizada pela Região de Turismo do Algarve e um setor «Universidade», onde se divulgará a investigação de sistemas inteligentes e o ensino tecnológico das universidades portuguesas.

No espaço de debates, destaque para o 1º Encontro das Autoridades Intermunicipais de Transportes, que a AMAL e a Associação Nacional de Municípios Portugueses também vão promover em conjunto. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas online. A entrada na iniciativa é gratuita.

O primeiro fórum «Next.Mov – Smart Region Summit» envolve muitas entidades, nomeadamente AMAL, CCDR Algarve, RTA – Região de Turismo do Algarve, Universidade do Algarve, ANMP – Associação Nacional dos Municípios Portugueses, ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, TP – Turismo de Portugal, IMT – Instituto de Mobilidade e Transportes, ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros, FPCUB, ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Instituto de Emprego e Formação Profissional, DGEstE – Direção de Serviços da Região do Algarve, APEA – Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, Associação de Municípios do Algarve Central, da Revista Transportes e Revista Veículos Eléctricos.

 

 

Pormenores sobre a Smart Region Summit:

Showroom (Cordenação a cargo da Parkalgar)

Espaço “Next.Mov – Smart Region Summit” – coordenado pela AMAL e CCDR, com a forte participação dos municípios, de agências e empresas públicas e privadas, mostra o que está em curso na região do Algarve em matéria de sistemas inteligentes e as variadas ofertas de serviços no domínio da transformação digital a nível nacional.

Espaço “Cycling&Walking” – coordenado pela Região de Turismo do Algarve, com as parcerias do Turismo de Portugal, da Agência de Turismo do Algarve, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, as Associações Almargem, Odiana e Rota Vicentina, de promoção de modos de mobilidade suave e das grandes rotas pedonais e cicláveis a nível regional.

Espaço “Mobi.show” – mostra das novidades, produtos, equipamentos, sistemas e material circulante, assim como serviços de mobilidade de pessoas e bens (transporte de passageiros e transportes de mercadorias), nos vários modos (rodoviário, mobilidade suave, mobilidade partilhada, elétrica, aéreo, fluvial e marítimo, distribuição, etc). Aposta na maior montra de mobilidade elétrica até hoje em Portugal e na animação com test drive de marcas emblemáticas e inovadoras no mercado, conferindo a esta componente do evento, um carácter pedagógico e formativo para as camadas mais jovens, com a presença da PRP, através de demonstrações reais e experiências de segurança rodoviária.

Espaço “Start-Up” – coordenado pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve, da Universidade
do Algarve, para divulgação de novas soluções em termos de sistemas inteligentes para transformação digital e mobilidade e transportes.

Espaço “Universidade” – para divulgação junto dos jovens da componente formativa no domínio tecnológico, mas também para mostra do que se faz nas universidades portuguesas em termos de investigação e desenvolvimento de sistemas inteligentes.

Espaço Debate (Cordenação a cargo da AMAL e da CCDR do Algarve)

Haverá um evento principal de debate sobre “Sistemas inteligentes para uma mobilidade urbana sustentável”, em formato de 3 painéis de uma hora, com convites a intervenientes regionais, nacionais e internacionais, da responsabilidade da AMAL.

Ao mesmo tempo, realizam-se seminários temáticos, organizados pelos promotores e/ou em parceria com outras entidades, assim como a captação de eventos de associações do setor que através de condições extraordinariamente apelativas, poderão realizar as suas iniciativas inseridas no espaço do Algarve Smart Region.

Está confirmado ainda um conjunto de iniciativas, entre as quais, com a ANTROP para um evento sobre “Transporte público de passageiros” e com a Revista Transporte – Veículos Elétricos, uma conferência sobre “Mobilidade Elétrica”.

A AMAL e da ANMP organizam o 1º Encontro das Autoridades Intermunicipais de Transportes. A CCDR e a RTA vão promover uma conferência sobre “Mobilidade Turística”.

No domínio da Transformação Digital, a ANAFRE avança com um espaço “Freguesia Digital” . A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional promove o “Encontro Nacional sobre Empregabilidade Digital”, para envolver a rede de escolas secundárias e o IEFP.

Comentários

pub