Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem mostra-se em Lagoa e nas Gambelas

A exposição dos trabalhos vencedores do Prémio Estação Imagem 2016 pode ser vista no Algarve, numa iniciativa dos Encontros de […]

A exposição dos trabalhos vencedores do Prémio Estação Imagem 2016 pode ser vista no Algarve, numa iniciativa dos Encontros de Fotografia de Lagoa, fruto da colaboração entre a Câmara Municipal de Lagoa, a Universidade do Algarve e a Associação Estação Imagem.

A exposição estará patente ao público no Parque Municipal do Sítio das Fontes, perto de Estômbar (Lagoa), entre 7 de Abril e 6 de Maio, e depois na Biblioteca António Rosa Mendes, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro, entre 11 de Maio e 9 de Junho.

No Parque Municipal do Sítio das Fontes, haverá um soft opening amanhã, 7 de Abril, a partir das 17 horas, e depois a exposição poderá ser visitada de terça-feira a sábado, das 11 às 13 e das 14 às 18 horas. A entrada é livre.

O fotojornalista português Mário Cruz foi o principal vencedor da edição de 2016 do Prémio Estação Imagem, com a série fotográfica «Talibés, Escravos Contemporâneos», registada no Senegal e na Guiné-Bissau, em Maio e Junho de 2015.

É um trabalho muito premiado, já que venceu também o 1º prémio da categoria Contemporary Issues no World Press Photo 2016, venceu o POYi 2016 – Picture of the Year Internacional na categoria Issue Reporting Picture Story, e também foi reconhecido nos Magnum Photography Awards 2016.

Haverá agora a oportunidade de rever, em Lagoa e Faro, algumas das fotografias feitas por Mário Cruz. Além de «Talibés, escravos contemporâneos», estão expostos trabalhos de outros nove fotojornalistas: Gabriel Tizón, Bruno Colaço, Nuno Pinto Fernandes, Leonel de Castro, José Carlos Carvalho, Nuno Fox, Gonçalo Delgado, Vlad Sokhin, Pedro Armestre.

José Carlos Carvalho, que apresenta agora a série «Quem ri por último ri melhor», colaborou com os ENFOLA*2016, com duas fotografias para a iniciativa «migrações à força», expostas nas paredes exteriores do Forte de Nossa Senhora da Encarnação, em Carvoeiro, durante o Verão do ano passado.

Entretanto, em Viana do Castelo, no próximo sábado, 8 de Abril, serão divulgados os vencedores do Prémio Estação Imagem 2017. A exposição itinerante relativa a essa edição, que será já a oitava, estará num futuro próximo no Algarve, novamente no Parque Municipal do Sítio das Fontes e na Biblioteca do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.

Segundo Nuno Loureiro, diretor dos Encontros de Fotografia de Lagoa, «esta colaboração entre a Associação Estação Imagem, a Câmara Municipal de Lagoa e a Universidade do Algarve dever-se-á estender aos próximos anos, para que o Algarve integre permanentemente o circuito de itinerância da exposição anual».

Comentários

pub