Exposição do Prémio Estação Imagem chega pela primeira vez ao Algarve

A exposição do Prémio Estação Imagem 2016 será apresentada no Algarve pela primeira vez, estreando-se no Parque Municipal do Sítio […]

A exposição do Prémio Estação Imagem 2016 será apresentada no Algarve pela primeira vez, estreando-se no Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar (Lagoa), de 7 de Abril a 6 de Maio, e depois na Biblioteca António Rosa Mendes, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro, de 11 de Maio a 9 de Junho.

Será esta a primeira iniciativa dos Encontros de Fotografia de Lagoa 2017, que, pelo quarto ano consecutivo, vão decorrer no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e a Universidade do Algarve.

A Estação Imagem é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 2007 e que se tem notabilizado em Portugal pela organização anual de um prémio internacional de fotojornalismo.

Trata-se do Prémio Estação Imagem, que teve a sua 1ª edição em 2010 e, assim, em 2017 cumprirá oito anos de reconhecimento dos melhores trabalhos dos fotojornalistas portugueses, dos PALOP e da Galiza, bem como dos estrangeiros a residir nestes territórios.

Depois de conhecidos os resultados de cada concurso, é organizada uma exposição itinerante. É a exposição relativa ao Prémio Estação Imagem 2016 que chegará agora ao Algarve, pela mão dos Encontros de Fotografia de Lagoa 2017.

Segundo Nuno Loureiro, diretor dos Encontros, «esta colaboração entre a Associação Estação Imagem, a Câmara Municipal de Lagoa e a Universidade do Algarve dever-se-á estender aos próximos anos, para que o Algarve integre permanentemente o circuito de itinerância da exposição anual».

Na edição de 2016, o concurso adotou o nome de Prémio Estação Imagem Viana do Castelo, porque este município minhoto é o seu principal patrocinador, ao qual se juntam a Casa da Imprensa, a RTP, a Agência LUSA e o jornal Público.

O fotojornalista português Mário Cruz foi o principal vencedor da edição de 2016 do Prémio Estação Imagem, com a série fotográfica «Talibés, Escravos Contemporâneos», registada no Senegal e Guiné-Bissau em Maio e Junho de 2015. Foi um trabalho muito premiado, já que venceu também o 1º prémio da categoria Contemporary Issues no World Press Photo 2016, o POYi 2016 – Picture of the Year Internacional na categoria Is sue Reporting Picture Story, e também foi reconhecido nos Magnum Photography Awards 2016.

Um outro fotojornalista português que integra o Prémio Estação Imagem 2016, na categoria Notícias, é José Carlos Carvalho , com a série «Quem ri por último ri melhor». José Carlos Carvalho colaborou com os ENFOLA*2016, com duas fotografias para a iniciativa «migrações à força», expostas nas paredes exteriores do Forte de Nossa Senhora da Encarnação, em Carvoeiro, durante o Verão do ano passado.

Comentários

pub