Sun Concept contrata especialista para se tornar (ainda) mais sustentável

A empresa Sun Concept quer produzir barcos solares mais sustentáveis e conta, para isso, com a investigadora Cândida Rocha, a […]

A empresa Sun Concept quer produzir barcos solares mais sustentáveis e conta, para isso, com a investigadora Cândida Rocha, a nova responsável pelo departamento de Sustentabilidade dos estaleiros algarvios.

Apesar de já produzir embarcações 100 por cento elétricas, a empresa de Olhão quer ir mais longe e tornar-se ainda mais “verde”, apostando em novos materiais de construção.

«Queremos levar a sustentabilidade ainda mais longe e contamos, para isso com a Cândida, que é Engenheira de Ambiente e doutorada em Alterações Climáticas. Estamos a pensar em avançar para um projeto de investigação sobre os materiais de construção, para que causem o menor impacto possível», revelou ao Sul Informação o sócio-gerente da Sun Concept Manuel Brito.

A ideia de apostar neste setor, área na qual os construtores navais algarvios querem ser «pioneiros», surgiu no seguimento da presença da Sun Concept na Feira Boot, de Düsseldorf. «Pensamos que há a possibilidade de usar cortiça, bem como fibras e resinas naturais, para a construção dos cascos e do convés», exemplifica.

A também professora e investigadora na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) irá contribuir com o seu know how para este desígnio, ao mesmo tempo que se espera que possa criar pontes, dado o reconhecimento que tem «a nível nacional e internacional», tendo em conta a sua carreira académica e a sua ligação à APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente, da qual é secretária-geral.

Com a entrada de Cândida Rocha, que está ligada à Sun Concept na qualidade de consultora, a empresa passa a contar com um total de 17 colaboradores, uma vez que já contava com 14 funcionários e dois sócios-gerentes, Manuel Brito e Manuel Braz.

E, apesar desta ser uma empresa relativamente jovem, as contratações não deverão parar por aqui e até podem ter de começar a ser feitas em breve.

A Sun Concept venceu o concurso «Chivas The Venture», a nível nacional, e irá competir com outras 30 startups de todo o mundo pelo aliciante prémio de 1 milhão de dólares, na vertente internacional do concurso, cujos vencedores serão anunciados em Março.

Esta oportunidade, bem como a de estar numa Semana Aceleradora na Universidade de Oxford, organizada pelo The Skoll Centre for Social Entrepreneurship, levou os responsáveis pela Sun Concept a meter mãos à obra e a pensar num plano de crescimento mais rápido para a empresa, que inclui instalações maiores e mais trabalhadores.

 

Comentários

pub