Obras na EN125 já recomeçaram…mas pouco

O ministro do Planeamento e Infraestruturas esteve no Algarve há uma semana, para anunciar o reinício das obras na EN125, […]

Ainda não há obras na futura rotunda de Caliças/Sargaçal, perto de Lagos

O ministro do Planeamento e Infraestruturas esteve no Algarve há uma semana, para anunciar o reinício das obras na EN125, num cenário com máquinas por trás e técnicos e trabalhadores vestidos de colete refletor e capacete. Mas, uma semana depois, pelo menos no troço entre Alcantarilha e Lagos, nem uma só obra começou.

O Sul Informação constatou mesmo que, no cruzamento do Sargaçal, entre Chinicato e Lagos, onde há-de nascer a futura rotunda de Caliças, cenário escolhido pelo ministro para fazer o seu anúncio no passado dia 12, já não está nenhuma das máquinas e dos camiões que, nesse dia, lá foram colocados literalmente para a fotografia.

O ministro Pedro Marques, que esta tarde chegou ao Algarve para uma visita de trabalho de dois dias, e que amanhã estará em Olhão e em Tavira para falar, precisamente, de obras na EN125, questionado pelo nosso jornal, à margem de uma sessão em Aljezur, explicou o que se passa, dizendo que «a obra é da responsabilidade do concessionário», a Rotas do Algarve Litoral.

«Temos um plano de obras estabelecido com o concessionário, de modo a que estejam concluídas até 30 de Junho. Essa foi a nossa prioridade, esse é o nosso compromisso. Na semana passada, assinalei o mais importante, que é o compromisso entre o Estado e o concessionário, para garantir que essas obras estão realmente prontas a 30 de Junho», acrescentou ainda Pedro Marques.

 

Há uma semana, no mesmo local, havia máquinas, camiões e trabalhadores de coletes refletores a compor o cenário para o anúncio do ministro

 

Mais tarde, o gabinete do ministro do Planeamento e Infraestruturas fez chegar ao Sul Informação a programação prevista para as obras no troço entre Olhão e Vila do Bispo da EN125.

Assim, tal como o próprio ministro tinha anunciado na semana passada, a prioridade passa, neste mês de Janeiro e até dia 31, pela conclusão das obras entre Lagos e Vila do Bispo, onde estão a decorrer «trabalhos de sinalização vertical e marcação horizontal (pinturas)».

Noutras zonas onde as obras, antes da paragem no Verão, estavam mais adiantadas, há já intervenções também em curso, nomeadamente «trabalhos de drenagem e terraplenagem na rotunda da Patã de Cima, Albufeira», «trabalhos de iluminação pública na rotunda de Boliqueime, Loulé», bem como na «rotunda da Estibeira, Loulé», e ainda «trabalhos de preparação para a reentrada da Freyssinet (subempreiteiro) na Ponte do Arade».

 

Aliás, quanto a esta preparação para o retomar da obra na Ponte do Arade, entre Lagoa e Portimão, esta tarde, por volta das 15h00, havia mesmo filas de trânsito de ambos os lados, com semáforos a regular a passagem alternada dos veículos naquele local, tal como a foto acima documenta.

Ainda segundo a informação enviada pelo gabinete do ministro do Planeamento ao Sul Informação, «em Fevereiro, iniciam-se trabalhos de pavimentação», sendo entretanto «necessário montar estaleiros».

De qualquer modo, como salientou o próprio governante, o compromisso do concessionário é que todas as obras no troço Olhão/Vila do Bispo da EN125 estarão concluídos a 30 de Junho. Mas, para que este timing apertado seja cumprido, há que acelerar os trabalhos.

Comentários

pub