Universidade do Algarve volta a receber mais de mil colocados na 1ª fase

A Universidade do Algarve (UAlg) manteve a tendência de consolidação do número de candidatos colocados na 1ª fase do Concurso […]

Universidade do AlgarveA Universidade do Algarve (UAlg) manteve a tendência de consolidação do número de candidatos colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior: pelo segundo ano consecutivo, mais de mil estudantes foram colocados nesta instituição.

«De acordo com os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2016/17, recentemente publicados, confirma-se a consolidação na procura da UAlg por parte dos candidatos, com 1075 colocações, das quais 644 (60%) em 1ª opção», revelou hoje a academia algarvia.

Nos últimos anos, o aumento do número de colocados em 1ª opção tem vindo a consolidar-se, bem acima da média nacional (51%). Ou seja, há cada vez mais estudantes a escolherem a Universidade do Algarve para estudar.

Destas 1075 colocações, 62% tem proveniência de uma escola secundária da região do Algarve, afirmando-se assim como a academia de preferência dos estudantes algarvios.

Porém, o recrutamento da UAlg faz-se a nível nacional, de lés-a-lés, já que 415 candidatos colocados (38%) são provenientes de todos os distritos do continente e das regiões autónomas. Destaca-se o distrito de Lisboa, com 8%, seguido dos de Beja (6%), Setúbal (5%) Évora e Porto, ambos com 3% cada um.

 

Edificio onde funciona o CCMAR na Universidade do Algarve15% dos alunos de 1º ano já são internacionais

A Universidade do Algarve recebe já no presente ano letivo cerca de 200 alunos internacionais, na sua maioria brasileiros, que aqui irão frequentar um curso de licenciatura ou de mestrado integrado, na sua totalidade.

Estes estudantes além-fronteiras virão engrossar o contingente de alunos do Concurso Especial para o Estudante Internacional, que, no ano de 2015/16, já havia recebido mais de meia centena, fazendo com que a academia do sul do país arranque o ano letivo com quase 1300 alunos de 1º ano, ou seja, tendo mais 8% do que no ano transato e com tendência a ver estes números aumentarem com os resultados da 2ª fase e dos concursos especiais.

Por outro lado, a UAlg, na procura constante da eficiência de recursos e dando resposta à comunidade que com ela interage, disponibilizará este ano, pela primeira vez, a possibilidade de os estudantes se inscreverem e matricularem online, bastando para tal aceder ao portal www.ualg.pt.

Ao mesmo tempo, nos dias 12 e 13, no Campus da Penha, e de 14 a 16 de setembro no Campus de Gambelas, realizar-se-á a “Semana de Acolhimento” que prevê a inscrição e matrícula presencial dos candidatos em dias específicos, consoante o seu respetivo curso.

Também nesta inédita “Semana de Acolhimento”, tanto os alunos que se matriculem presencialmente, como aqueles que o façam online, terão ao seu dispor uma mostra do Campus Life da UAlg, que consistirá numa grande mostra ao ar-livre, na qual estarão representadas todas as valências da universidade e da cidade de Faro que os acolherá.

Assim, será possível, num único espaço, tratar do alojamento universitário, bolsas de estudo, passe para transportes públicos, desporto académico, ou receber kits de boas-vindas, com descontos para atividades desportivas, culturais ou do comércio da Baixa de Faro.

António Branco, reitor da UAlg, manifesta-se «muito satisfeito com estes resultados». «A Universidade do Algarve está a caminho de se transformar numa das mais cosmopolitas do país, reunindo, numa ampla e variada comunidade de professores, investigadores, bolseiros, funcionários e estudantes, cidadãos do Algarve e do resto do país, assim como de muitos outros pontos do mundo», salientou. É, no seu entender, «assim que se cumpre uma das vocações da UAlg».

Comentários

pub