Secretário de Estado do Ambiente inaugurou central fotovoltaica da ETA de Tavira

A central fotovoltaica instalada pela empresa Águas do Algarve na Estação de Tratamento de Água, em Tavira, foi inaugurada na […]

Central fotovoltaica na ETA de Tavira 1A central fotovoltaica instalada pela empresa Águas do Algarve na Estação de Tratamento de Água, em Tavira, foi inaugurada na semana passada pelo secretário de Estado do Ambiente, culminando o programa intenso da sua deslocação à região algarvia.

Esta central, bem como a instalada na ETA de Alcantarilha, aproveitam a exposição solar das infraestruturas para produção de energia solar fotovoltaica, produção que é encaminhada para autoconsumo, permitindo assim reduzir os encargos energéticos associados à operação das instalações, os consumos com origem em combustíveis fósseis e, por conseguinte, as emissões de CO2 para a atmosfera.

A empresa Águas do Algarve, responsável pelo investimento, salienta que a construção destas duas centrais, que iniciaram a produção de energia em Julho do ano passado, representou o investimento de 1,2 milhões de euros, financiados em 65% pelo Programa Operacional Algarve21. Cada uma delas é composta por 1760 painéis com uma potência global instalada de 432 KW (245W de potência em cada painel».

Central fotovoltaica na ETA de TaviraCom a entrada em funcionamento da central fotovoltaica da ETA de Tavira, a empresa Águas do Algarve registou, nesta instalação, uma diminuição no gasto de energia a partir da rede de «330 mil Kwh, o que corresponde a uma redução de 155 toneladas de CO2, em cinco meses».

Por usa vez, salienta a empresa, a central fotovoltaica da ETA de Alcantarilha permitiu uma diminuição do gasto de energia de cerca de 266 mil Kwh, correspondendo a 125 toneladas de CO2.

Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira e da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), salientou que se trata de «um bom projeto para o Algarve, concretizado em Tavira, com instalação de painéis solares a aproveitar e maximizar as energias limpas e renováveis».

Na sua deslocação ao Algarve, o secretário de Estado Carlos Martins inaugurou a nova ETAR de Vila do Bispo, lançou a primeira pedra da futura ETAR da Companheira, em Portimão, e inaugurou a central fotovoltaica da ETA de Tavira.

Comentários

pub