Rendimento por quarto para hoteleiros algarvios voltou a crescer em Fevereiro

O volume de negócios das unidades hoteleiras do Algarve voltou a ter uma subida superior à das taxas de ocupação, […]

Ocupação quarto AHETA Fevereiro 2016O volume de negócios das unidades hoteleiras do Algarve voltou a ter uma subida superior à das taxas de ocupação, no mês passado, anunciou a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

As unidades viram a ocupação média/quarto aumentar 8,8 por cento, em relação a Fevereiro de 2015, e o volume de negócios a crescer 13,4 por cento, o que significa, grosso modo, que os hoteleiros estão a conseguir tirar um maior rendimento por cada quarto.

Esta tendência já se verificou na comparação entre os números do ano de 2015 e os de 2014, facto salientado pelo presidente da AHETA Elidérico Viegas, na análise que fez ao Ano Turístico de 2015. O dirigente associativo considera que um aumento mais acentuado do volume de negócios, em relação à ocupação média/quarto, significa que se está a trilhar o caminho que permitirá regressar aos valores da viragem do século, em que a hotelaria algarvia atingiu um pico, brevemente repetido em 2007.

O mês turístico de Fevereiro veio dar razão às expectativas de Elidérico Viegas. Os hotéis algarvios tiveram uma taxa de ocupação média de 45,4 por cento, valor que não era conseguido, no segundo mês do ano, desde 2008.

Ao nível de mercados emissores de turistas, o destaque vai para o Alemão e para o Britânico. Os alemães foram os que mais contribuíram para o aumento, já que houve um crescimento de 2 pontos percentuais nos turistas daquele país. Já o mercado inglês teve um acréscimo de 1,1pp.

Por zonas geográficas as maiores subidas ocorreram em carvoeiro / Armação de Pêra (+10,7pp), Monte Gordo / VRSA (+9,4pp), e Albufeira (+4,1pp).

Em Fevereiro de 2016, também se verificou uma maior procura por aldeamentos e apartamentos turísticos de 3 estrelas (+10,6pp), e de 5 e 4 estrelas (+6,9pp), e por hotéis e aparthotéis de 3 estrelas (+4,8pp).

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