Carvoeiro: Requalificação da envolvente do Forte de N.S. da Encarnação já avançou

A Câmara de Lagoa já avançou com as obras de requalificação da zona envolvente do Forte de Nossa Senhora da […]

Forte NS Encarnação CarvoeiroA Câmara de Lagoa já avançou com as obras de requalificação da zona envolvente do Forte de Nossa Senhora da Encarnação, em Carvoeiro. A intervenção vai transformar este espaço numa zona verde com equipamentos, nomeadamente um novo parque de lazer e um auditório ao ar livre.

A obra foi adjudicada no final de 2015 e já está no terreno. O investimento que será feito pela autarquia ascende aos 123 mil euros e a intervenção deverá estar concluída dentro de quatro meses.

Segundo a Câmara de Lagoa, o monumento em torno do qual se fará a requalificação «foi importante estrutura militar» no século XVIII, época em que se aponta para que tenha sido construído. O forte está situado no alto da arriba a nascente da Praia de Carvoeiro e serviu para «proteger a zona portuária utilizada para a pesca, que à data era um contributo primordial para a economia da sua população».

«Ao longo dos tempos, foram-se efetuando obras para a consolidação da estrutura do Forte, dos muros de proteção, instalado um posto da Guarda Fiscal e conservando a zona de culto existente no seu interior, a capela da Nossa Senhora da Encarnação», lembra a autarquia.

Esta obra faz parte de um projeto mais amplo de requalificação da zona litoral do Carvoeiro, apresentado em 2014 pelo presidente da Câmara de Lagoa Francisco Martins, no âmbito do qual já foi construído um passadiço em madeira iluminado por leds de 570 metros que liga o Algar seco ao Forte de N.S. da Encarnação, inaugurado em 2015.

Após a conclusão destas obras, passará a contar «com uma parte ajardinada, e com um auditório ao ar livre, para diversos eventos culturais numa zona de privilegiada beleza».

Comentários

pub