Esta madrugada haverá eclipse total da Super Lua

Um dos maiores e mais esperados acontecimentos astronómicos do ano, a ocorrência de Super Lua em simultâneo com um Eclipse […]

eclipsedasuperluaanimadoUm dos maiores e mais esperados acontecimentos astronómicos do ano, a ocorrência de Super Lua em simultâneo com um Eclipse Total da Lua, vai acontecer na madrugada deste domingo para segunda-feira, 28 de Setembro.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, trata-de de um fenómeno que já não acontecia há mais de 30 anos, tendo o último ocorrido em 1982, e tendo havido apenas cinco no século XX. O próximo será apenas em 2033.

E o que vai acontecer pouco depois da meia-noite? Será que a lua deixará de se ver? Será que pessoas de todo o mundo verão uma lua vermelha gigante? Que aspeto terá a lua ao nascer? E que relação tem o eclipse com festividades judaicas?

Pouco depois da meia noite, acontece um conjunto de fenómenos astronómicos especiais. A lua entra na penumbra da Terra à 1h10min e, a partir deste instante, a lua escurece progressivamente adquirindo tons mais acinzentados.

A seguir, às 2h07min, a lua entra na sombra da Terra, começando a ficar com tons mais avermelhados e acastanhados.

super-luaÀs 2h46min, a lua estará no perigeu da sua órbita (que será o mais curto de 2015), a uma distância de 356877 quilómetros da Terra (cerca de 49600 quilómetros mais perto do que quando se encontra no apogeu). Esta proximidade faz com a lua apareça 14% maior no céu do que quando a lua cheia ocorre no apogeu.

O começo do eclipse total ocorre às 3h11min, quando a lua entra totalmente dentro do cone de sombra da Terra.

Embora fique totalmente na sombra, a lua não deixa de ser visível, mas apresenta uma cor avermelhada e acastanhada. De facto, durante um eclipse lunar os raios solares incidem na lua após atravessarem a atmosfera terrestre onde são dispersados e perdem uma grande quantidade de luz azul e verde (ficam mais retidos na atmosfera). Assim, durante o eclipse, a lua não é iluminada com luz branca, mas sim com luz mais avermelhada.

O máximo do eclipse ocorre às 3h47min e, passados três minutos, pelas 3h50min, ocorre o instante da fase de Lua Cheia.

Como o instante de Lua Cheia ocorre próximo do do perigeu, haverá então uma super lua, que em simultâneo coincide com a altura do máximo do eclipse, ou seja, será um eclipse da super lua.

Pelas 4h24min, termina o eclipse total e progressivamente a lua sairá da sombra, perdendo o tom avermelhado e ganhando o tom de cinzento escuro e, por fim às 6h24min a lua sai completamente da penumbra voltando à sua tonalidade habitual.

 

O brilho e visibilidade da Lua

Normalmente, a super lua apresenta-se 30% mais brilhante do que uma lua cheia habitual. Ora,  isto não acontecerá durante um eclipse, em que há uma diminuição de luminosidade.

A melhor altura para observar a super lua em todo o seu esplendor é, como habitualmente, no seu nascimento, que, no dia 27, ocorre às 19h10min. A super lua aparecerá no horizonte como uma lua gigante avermelhada.

No entanto, o Observatório Astronómico de Lisboa explica que este avermelhamento da lua é diferente do que ocorre durante o eclipse. Enquanto, durante o eclipse, a lua é iluminada por luz avermelhada,  durante o nascimento/ocaso a lua é iluminada por luz branca que é posteriormente refletida para a Terra e se torna avermelhada quando dispersa na atmosfera terrestre.

O eclipse será visível  com o mesmo aspeto em todos os lugares da Terra que, nesse momento, tenham a lua acima do horizonte.

Assim, as pessoas que terão oportunidade de ver este eclipse total da lua serão aquelas que vivem em Portugal continental e insular, na Europa Ocidental, bem como na África Ocidental, América do Sul e Central e leste da América do Norte.

Em resumo, a progressão do eclipse em Portugal (hora de Portugal continental) será a seguinte:

A lua entra na penumbra às ……………………01h10
A lua entra na sombra às …………….…………02h07
Meio do eclipse às ………………………….…03h47
A lua sai da sombra às …………………….…05h27
A lua sai da penumbra às ……………………06h24

 

eclipseSet2015_web

Grandeza do eclipse = 1,276 considerando o diâmetro da lua como unidade.

 

 

Os Calendários Lunares e o Eclipse

sucotAlém da simultaneidade com a super lua, há ainda uma outra curiosidade que torna este eclipse um acontecimento raro.

Todos os anos ocorrem pelo menos dois eclipses lunares, mas só mais raramente estes são totais. Acontece que os últimos três eclipses foram totais, sendo este o último de uma tetrada de eclipses totais.

Por outro lado, sendo o calendário judaico lunar e tendo datas de festividades definidas pela lua cheia, por vezes os feriados judaicos coincidem com tetradas de eclipses totais.

Este ano, tal como no ano passado em 2014, verifica-se essa coincidência e os 4 eclipses totais consecutivos ocorrem nos dias da Páscoa judaica e da Festa dos Tabernáculos (Sucot).

Esta ocorrência simultânea é bastante rara e aconteceu apenas por quatro vezes no último milénio.

Comentários

pub