Algarve fica sem sardinha a partir de amanhã

Os pescadores da Olhãopesca saem esta sexta-feira para o mar, pela última vez este ano, para pescar sardinha. A interdição da […]

sardinhasOs pescadores da Olhãopesca saem esta sexta-feira para o mar, pela última vez este ano, para pescar sardinha. A interdição da pesca desta iguaria, devido ao esgotamento da quota atribuída à organização de armadores, entra em vigor às 24h00 de amanhã, dia 11 de Setembro.

Com o esgotamento da quota na área de abrangência da Olhãopesca, revelada ao Sul Informação por Miguel Cardoso, responsável da organização, o Algarve fica sem quota para 2015, uma vez que os armadores da Barlapescas (Portimão) também já estão parados desde 28 de agosto.

Na altura do esgotamento da quota pela Barlapescas, Miguel Cardoso disse ao Sul Informação que, em Olhão, a interdição também estaria «por dias». Chegou duas semanas depois.

A quota atribuída à Olhãopesca, para o período entre junho e 31 de outubro, era de 436 toneladas, sendo que, segundo o responsável, «já era expectável que, no final de agosto, teríamos que parar».

Com a interdição das embarcações algarvias, a sardinha na região «passa a vir, primeiro, de outras zonas do país, ainda com quota, como a Costa Vicentina e Sesimbra, mas depois vem de Espanha e Marrocos, congelada, e com muito menor qualidade», explica Miguel Cardoso.

Para o ano, pode haver uma redução drástica das quotas de captura de sardinha, na ordem dos 90%, tendo em conta o parecer do Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (ICES).

Esta possibilidade preocupa os armadores algarvios que dizem que não podem fazer mais do que foi feito em 2015. «O que pedimos é que em 2016 não se reduzam ainda mais as quotas», conclui Miguel Cardoso.

 

 

O

Comentários

pub