Utentes da Via do Infante voltam à Aldeia da Coelha para agradecimento irónico a Cavaco Silva

A Comissão de Utentes da Via do Infante vai voltar no domingo, dia 16 de Agosto, à Aldeia da Coelha, […]

protesto anti portagensA Comissão de Utentes da Via do Infante vai voltar no domingo, dia 16 de Agosto, à Aldeia da Coelha, em Albufeira, para um último protesto junto à casa de férias do Presidente da República.

Esta “acampada” começa às 19h30 e «prolonga-se pela noite dentro», com um agradecimento irónico a Cavaco Silva, cujo segundo mandato acaba dentro de alguns meses.

Nesta ação de protesto, os ativistas anti potagens na Via do Infante vão ”agradecer” a Cavaco Silva «tudo o que fez pelo Algarve, particularmente o facto de nunca ter levantado um dedo contra a imposição das desastrosas portagens e cujas consequências negativas se encontram bem à vista de todos, e até, ter incentivado o governo na implementação dessas mesmas portagens».

Dois dias antes, na sexta-feira, 14 de Agosto, haverá novo Fórum/Debate «As PPP Ruinosas e as Portagens na Via do Infante», no restaurante «Brasas e Vinhos», em Almancil, às 17 horas.

Esta iniciativa é organizada, em conjunto, pela CUVI, Moto Clube de Faro e pela Confraria dos Cavalheiros da Tábua Quadrada. «Marcará presença, como convidado especial, o Dr. Paulo de Morais, vice-presidente da Associação Cívica Transparência e Integridade, que procurá desmontar as cláusulas contratuais da Parcerias Público-Privadas da A22», segundo a CUVI.

«Recentemente, o governo aprovou a alteração ao contrato da PPP da Via do Infante, dizendo que permitiu ao Estado uma poupança de algumas dezenas de milhões de euros. Com esta renegociação o governo não mexeu no essencial, apenas diminuiu os custos de manutenção da via. E o essencial é a continuação das rendas chorudas e abusivas que os privados da concessionária auferem, com taxas muito superiores às taxas de juro da dívida pública portuguesa! Um verdadeiro negócio da China e que representa muitas centenas de milhões de euros. Pelos vistos o governo não teve coragem de tocar nas cláusulas secretas do contrato», defendem os ativistas anti-portagens.

Ainda durante o mês de Agosto e até acabar o Verão, serão promovidas outras ações de protesto contra as portagens na Via do Infante, cujos pormenores serão divulgados «oportunamente», podendo algumas surgir «de surpresa».

Algumas estarão ligadas «ao aumento da sinistralidade no Algarve», que a CUVI associa às más condições da EN125, via alternativa à A22. «Nas últimas 48 horas, dois brutais acidentes tiraram a vida a três pessoas e provocaram diversos feridos graves», recordou a comissão.

Comentários

pub