Temporada do Cine-teatro Louletano começa a 5 de Setembro

A peça de teatro “Menos Emergências”, pelo Teatro do Elétrico, no dia 5 de Setembro, marca o início da nova […]

teatro em LouléA peça de teatro “Menos Emergências”, pelo Teatro do Elétrico, no dia 5 de Setembro, marca o início da nova temporada da programação regular do Cine-Teatro Louletano, em Loulé.

A peça aborda o estado de uma civilização em desolação ética e intelectual, contando com um coro e orquestra em palco.

O Cine-Teatro Louletano, segundo a Câmara de Loulé, «aposta, mais uma vez, em propostas cosmopolitas e de assumida qualidade», continuando a parceria com o Programa Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian, o que possibilita trazer ao Algarve o melhor do teatro sul-americano, com as peças El loco y la Camisa e Chiflón – El Silencio del Carbón.

Haverá também espaço e voz para os criadores louletanos, com apresentações de Adilson Duarte, Ricardo Neves-Neves, Lígia Pereira, Banda Filarmónica Artistas de Minerva, entre outros convidados, bem como a continuação dos “Improvisos à Quinta” e a introdução de uma nova e saborosa rubrica que junta em palco artistas e público, cruzando artes, cultura e gastronomia local/regional: Dos Sabores da Cultura.

A nova temporada acolhe ainda vários espetáculos diferenciadores no contexto nacional: a estreia no Algarve do concerto “Juntos”, em que Jorge Palma e Sérgio Godinho celebram o seu património musical (19 de Setembro), a nova criação de dança da inquietante Mónica Calle, intitulada “Os sete pecados – ensaio para uma cartografia”, e o já aclamado formato Cyneticum, um coletivo de luxo (direção do virtuoso João Frade) com os mais importantes intérpretes de acordeão da região, que, assim, revisitam e reinventam um instrumento incontornável.

Há igualmente espaço para o diálogo e partilha de experiências e para a reflexão crítica, com reconhecidos convidados ligados à área da Cultura, como Maria Assis (Fundação Calouste Gulbenkian), António Branco (Universidade do Algarve) e Carlos Aquino (Pastoral da Cultura).

O Cine-Teatro Louletano continua ainda a sua aposta na educação artística e na criação de públicos junto dos mais pequenos, escolas e famílias.

Nesse âmbito, entre outras atividades, destaca-se, em outubro, a realização do Festival Caótica, com propostas de reconhecidas companhias portuguesas, francesas e belgas que se repartem entre o Museu Municipal e o Cine-Teatro.

O ciclo “Loulé Clássico”, uma parceria da Orquestra Clássica do Sul com a Câmara Municipal de Loulé, vai também continuar, trazendo ao palco do Cine-Teatro, mais dois concertos de inegável qualidade, dedicados a obras de João Domingos Bomtempo e Jan Vaclav Hugo Vořišek, além do já habitual Concerto de Ano Novo, que terá, pela primeira vez, duas apresentações (em vez de uma), para responder à grande adesão de público.

Para mais informações, os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano através do telefone 289 414 604 (terça a sexta das 13h00 às 18h00) ou email [email protected], bem como no site cineteatro.cm-loule.pt ou no seu Facebook.

Clique aqui para conhecer toda a programação de Setembro a Dezembro.

Comentários

pub