Câmara ofereceu novos equipamentos de segurança aos Sapadores de Faro

«Eu, pelo menos, vou dormir bem mais descansado esta noite». De ontem, sexta-feira, para hoje, sábado, o presidente da Câmara […]

Rogério Bacalhau entrega EPI a bombeiros_1«Eu, pelo menos, vou dormir bem mais descansado esta noite». De ontem, sexta-feira, para hoje, sábado, o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau terá tido uma noite mais tranquila, assim como devem ter dormido mais descansados os Bombeiros Sapadores de Faro e as suas famílias, depois dos elementos desta corporação terem recebido novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tanto para incêndios urbanos, como para florestais.

Esta sexta-feira, o quartel dos Bombeiros Sapadores de Faro acolheu uma cerimónia onde foram entregues 39 EPI urbanos, destinados a ajudar os soldados da paz a combater incêndios neste ambiente, e 28 EPI florestais, para enfrentar este tipo de fogos. A diferença no número de equipamentos de um e outro tipo entregues está na sua proveniência.

É que, no caso dos urbanos, foi a autarquia farense a fazer, sozinha, o esforço financeiro de aquisição dos equipamentos de proteção. «Os EPI urbanos foram pagos a cem por cento por nós. Não há qualquer comparticipação, mas entendemos que valia a pena fazer este esforço. Estamos a falar de uma verba de 23 mil euros», revelou o edil farense Rogério Bacalhau, em declarações ao Sul Informação.

«Esta era uma prioridade nossa, que conseguimos agora concretizar», resumiu, acrescentando que, neste caso, foram comprados fatos de proteção «para todos os operacionais dos Bombeiros Sapadores de Faro».

Já os EPI florestais foram adquiridos no âmbito de uma candidatura conjunta a fundos comunitários da AMAL, ANPC e dos municípios algarvios, a título individual. Ao todo, foram adquiridos, por esta via, 845 equipamentos desta natureza, posteriormente distribuídos pelas 17 corporação de bombeiros existentes na região.

Veja as fotos da cerimónia:

Rogério Bacalhau adiantou que não sabe, ainda, se existirá nova candidatura conjunta, que permita adquirir os EPI florestais que ainda faltam, mas assegurou que, caso isso não seja possível, a autarquia farense vai desenvolver esforços para os comprar.

«Para mim, esta medida é muito importante, porque a segurança com que estes homens e mulheres desempenham a sua atividade deve ter prioridade máxima. Os equipamentos que eles usam têm mais de uma década, alguns já não cumprem, na totalidade, a função para a qual foram concebidos: estão rotos, não protegem a cem por cento», explicou Rogério Bacalhau.

O edil assegura que está bem ciente da importância do uso deste equipamento, até pelo que já viu, desde que é presidente da Câmara de Faro.

«No incêndio na Horta da Areia, houve um dos bombeiros que apanhou um choque elétrico e o EPI dele salvou-lhe a vida. Até por ter contactado com essa realidade, a minha preocupação era muito maior», contou.

Quem também saiu a ganhar com a medida da autarquia  foram os dois jovens estagiários que a corporação farense está a acolher, vindos da República Checa, que também foram presenteados com um EPI urbano.

«Eles estão cá a prestar um serviço à nossa comunidade e ficava mal eles ficarem de fora. Assim, também ficam equipados, para as missões de socorro», disse Rogério Bacalhau.

Comentários

pub