Vai nascer a Universidade Sénior do Concelho de Alcoutim

A Universidade Sénior do Concelho de Alcoutim vai nascer de uma colaboração entre a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas […]

alcoutim_protocoloA Universidade Sénior do Concelho de Alcoutim vai nascer de uma colaboração entre a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcoutim, a associação Alcance, e a Cooperativa de Ensino e Formação Profissional do Alengarve.

O protocolo para estabelecer formas de cooperação entre essas entidades foi já assinado pelo presidente da Câmara Osvaldo Gonçalves, e ainda por António da Costa Amorim (diretor do Agrupamento), José Manuel Baltazar Simão (presidente da Alcance), e Mário José Santos Tomé, (Cooperativa de Ensino).

A Universidade Sénior de Alcoutim tem na sua formação, «a convicção da importância da criação de atividades que valorizem os seniores e os seus saberes, conhecimentos e experiências, de forma a encararem proativamente o processo de envelhecimento como mais uma etapa da vida»?, salienta a autarquia de Alcoutim.

Os munícipes com mais de 50 anos terão agora «a oportunidade efetiva de participar na educação para a cidadania, para a saúde, para a valorização humana e para a formação ao longo da vida».

A ambição é de, «progressivamente, com esta resposta social, cativar um maior número de seniores do território, proporcionando a todos aqueles que desejem fazer parte desta “comunidade universitária” a possibilidade de se sentirem cada vez mais úteis, ativos, saudáveis, criativos, informados, valorizados e felizes».

A Universidade funciona em Alcoutim, no Centro de Artes e Ofícios, e em Martim Longo, na Escola Prof. Joaquim Moreira, no Pereiro, em Giões, em Vaqueiros, em Barrada, em Laranjeiras, em Santa Justa, em Guerreiros do Rio e em Pessegueiro.

A inscrição na Universidade Sénior de Alcoutim é gratuita a as aulas decorrerem de segunda a sexta-feira.

Para mais informações e inscrições deverá ser contactado o gabinete de Ação Social, Saúde e Educação da Câmara Municipal de Alcoutim através do telefone 281 540 559 ou do email: [email protected]; a EBI de Martim Longo, através do telefone 281 490 100 ou o Centro de Artes e Ofícios, através do telefone 281 546 428.

Comentários

pub