PCP quer Parque de Campismo de gestão pública e para todos na Praia de Faro

O PCP/Faro defendeu a que o Parque de Campismo da Praia de Faro deve ser requalificado e dotado das condições […]

Parque Campismo Praia de Faro_1O PCP/Faro defendeu a que o Parque de Campismo da Praia de Faro deve ser requalificado e dotado das condições necessárias para que «possa acolher, não só a população de Faro mas, também aqueles que nos visitam».

Os comunistas ajudaram a inviabilizar uma proposta da coligação de partidos de Direita, no poder na Câmara de Faro, numa reunião de executivo que teve lugar na passada semana e revelaram a sua posição sobre esta matéria numa nota de imprensa enviada às redações.

Como tem acontecido em relação ao processo de demolição de casas nas ilhas-barreira, o PCP farense alega que a proposta do presidente da Câmara Rogério Bacalhau «visa, a coberto de uma suposta defesa dos valores naturais, expulsar as comunidades locais das ilhas-barreira da Ria Formosa, assim como limitar ou mesmo eliminar o direito das populações à utilização dessas ilhas-barreira como espaço de residência, de desenvolvimento da sua atividade económica e também como espaço de lazer e fruição».

O objetivo «nunca declarado», defendem, será «entregar este valioso património natural aos grandes interesses privados para que estes os explorem em seu benefício».

Na visão dos comunistas farenses, a solução passa não pela destruição do Parque de Campismo, mas sim por uma abordagem bem diferente.

«O PCP e a CDU sempre defenderam um parque de campismo revitalizado, enquadrado na legislação vigente e de gestão pública municipal (porque a CMF não pode desresponsabilizar-se)», onde tenham espaço residentes no concelho e visitantes.

«Esta será a única solução que favorece os interesses das populações, do município, da atividade turística e de todos os que usufruem atualmente desta infraestrutura», acredita o PCP.

Também a associação de utentes daquele espaço, que o estão a utilizar ao abrigo de um acordo de comodato assinado com a autarquia em 2010 (o parque de campismo, enquanto tal, já está desativado desde 2003), defendem a manutenção do local como Parque de Campismo, aberto «a todos os farenses».

«O PCP saúda a Associação do parque e os seus utentes pela luta que estão a desenvolver na defesa do parque de campismo e contra a sua transformação num parque de estacionamento e apela à continuação dessa luta para impedir a destruição do único parque de campismo no concelho de Faro», dizem os comunistas farenses.

O PCP também acusou a coligação que venceu as últimas eleições autárquicas em Faro de ter enganado os atuais utentes do parque de campismo, durante a campanha para as eleições, por os ter «incentivado a ficar no espaço e a investir dezenas de milhares de euros, com a promessa que lá iriam ficar».

Comentários

pub