Algar dá prémio à escola algarvia que conseguir separar mais resíduos

O concurso «Vamos dar vida aos resíduos» volta a incentivar a separação seletiva, vulgo reciclagem, nas escolas algarvias, no ano […]

ecopontoO concurso «Vamos dar vida aos resíduos» volta a incentivar a separação seletiva, vulgo reciclagem, nas escolas algarvias, no ano letivo de 2014/15. A empresa Algar, com o apoio da Sociedade Ponto Verde, lançou a 3ª edição deste concurso, dirigido a todas as escolas do Ensino Básico e Secundário do Algarve.

A escola que recolher e colocar nos ecopontos a maior quantidade de resíduos será a vencedora deste concurso, cujo prémio é «um computador de última geração».

Além disso, há um prémio para todos e para o planeta, já que é grande a quantidade de resíduos que são encaminhados para reciclagem, por esta via. No ano letivo passado, foi possível recolher cerca de 25 toneladas de produtos recicláveis/reutilizáveis.

A organização espera que se consiga ultrapassar estes números, na 3ª edição do concurso, e que «a separação seletiva dos resíduos nas escolas se torne um ato espontâneo e natural, pois só desta forma será possível proporcionarmos um ambiente limpo para a comunidade escolar».

«O concurso promove o desenvolvimento de um conjunto de atividades que pretendem ajudar a comunidade escolar a fazer a correta gestão dos resíduos que produz. Serão criadas condições para que a escola possa melhorar o seu processo de separação/deposição seletiva dos resíduos recicláveis, nomeadamente através da cedência de equipamentos (sacos e ecopontos domésticos)», segundo a Algar.

A escola deverá criar um plano e formar uma «Brigada da Reciclagem», «cuja missão é verificar se o destino final dos resíduos da escola é adequado à sua valorização/ tratamento».

Também há uma aposta na interação das escolas com a comunidade envolvente. Os alunos deverão incentivar a população para que contribuam com a sua causa, colocando os resíduos recicláveis nos ecopontos situados junto das escolas. Quanto mais resíduos forem depositados, melhor será a posição das escolas no ranking mensal.

A ALGAR e a SPV oferecem apoio à elaboração do plano de gestão de resíduos, através de formação à «Brigada da Reciclagem» e cedência de sinaléticas. A ALGAR vai ainda entregar contentores para a deposição de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e Pilhões para pilhas e acumuladores. Além disso as escolas que participam no concurso terão garantidamente ecopontos junto das suas instalações.

Comentários

pub