Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoAs autarquias que tiverem as contas em dia poderão ver as restrições impostas pelo Governo diminuídas, já a partir de 2015.

O Governo, no âmbito do Orçamento de Estado do próximo ano, está a equacionar a criação de «concelhos piloto para esta discriminação positiva», que poderão ver aliviadas, por exemplo, as restrições à contratação, revelou o presidente da Câmara de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro.

Esta restrição à contratação de pessoal é uma medida que, na visão do autarca são-brasense, lesa os municípios cumpridores, que, apesar de terem necessidade de novos quadros e saúde financeira para os suportar, não os podem assegurar.

vila do bispo

«Duas semanas depois de ser eleito presidente de Câmara, tive uma reunião com o secretário de Estado da Administração Local, onde lhe coloquei esta situação e pedi uma discriminação positiva», disse.

Sul InformaçãoNesse encontro, Vítor Guerreiro deu a conhecer «a situação financeira do município, as necessidades que temos e a necessidades que a população tem de conseguir postos de trabalho. O secretário de Estado ficou muito sensibilizado e ficou de equacionar alguns concelhos piloto para esta discriminação positiva, para o Orçamento de Estado de 2015», disse.

«Há algumas situações e limitações que temos dificuldade em compreender, nomeadamente no que toca à contratação de pessoal e ao aumento de despesas com funcionários. Nós necessitamos de colaboradores em áreas vitais como a recolha de resíduos ou as águas, porque alguns se vão reformando, mas estamos impedidos de os contratar. Por outro lado, a população precisa de emprego. E, podendo nós pagar os vencimentos, porque é que não é possível?», enquadrou o edil são-brasense.

Uma revelação feita durante a entrevista que Vítor Guerreiro concedeu ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve RUA FM (102.7 FM), como convidado do programa radiofónico Impressões. O programa foi originalmente para o ar ontem à noite e pode ser novamente ouvido na íntegra no sábado, às 12 horas.

Nesta conversa, em que fez um balanço dos primeiros meses de mandato e perspetivou o futuro, o autarca debruçou-se sobre temas bem atuais de São Brás de Alportel, mas também da região.

O centenário de elevação de São Brás de Alportel a concelho, cujas comemorações começam no domingo e vão durar um ano, foi um dos temas abordados, mas também o fecho de serviços no interior da região, como as Finanças e escolas, uma luta que São Brás e muitos outros concelhos algarvios têm estado a travar.

Também estiveram em cima da mesa a aposta deste concelho no turismo e a estratégia do executivo para o futuro, «que ultrapassa os quatro anos deste mandato». Temas a seguir em novos artigos, nos próximos dias, aqui no Sul Informação.

 

 

Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Sul Informação - Municípios disponíveis para discutir revisão da lei eleitoral para as autarquias 

Municípios disponíveis para discutir revisão da lei eleitoral para as autarquias 

Sul Informação - TSD/Algarve lançam inquérito sobre trabalho nas autarquias e serviços regionais

TSD/Algarve lançam inquérito sobre trabalho nas autarquias e serviços regionais

Sul Informação - Gabinete de Apoio ao Munícipe abre em Vila Nova de Cacela

Gabinete de Apoio ao Munícipe abre em Vila Nova de Cacela