Estrangeiro de equipa nacional vence 2ª etapa da Volta ao Alentejo

Eduard Prades (OFM/Quinta da Lixa) venceu hoje a 2ª etapa da Volta ao Alentejo Liberty Seguros, que ligou Sousel a […]

Eduard Prades (OFM/Quinta da Lixa) venceu hoje a 2ª etapa da Volta ao Alentejo Liberty Seguros, que ligou Sousel a Montemor-o-Novo. Carlos Barbero (EUSKADI) é o novo Camisola Amarela.

A etapa de hoje ficou marcada por uma fuga de cinco ciclistas – Jon Larrinaga (EUSKADI), Alvaro Cuadros (ETIXX), Daniel Greg (USA CYCLING), Jaroslaw Kowalczyk (BDC MARCPOL) e Stian Remme(TEAM FIXIT.NO) – que chegou a ter uma vantagem de 3 minutos e 57 segundos, mas acabou por ser alcançado pelo pelotão a 300 metros da chegada.

Ontem, a 1ª etapa da Alentejana foi ganha por Byron Guama, numa tirada que ligou Castelo de Vide a Marvão numa distância de 167 quilómetros.

O corredor da equipa Team Ecuador discutiu a vitória com um grupo alargado que atacou os últimos 500 metros da subida ao Marvão. Com o triunfo o equatoriano envergou a primeira Camisola Amarela Liberty Seguros.

A etapa inaugural de ontem contou com dois portugueses no pódio – César Fonte (Rádio Popular) e Edgar Pinto (Antarte) -, tendo Amaro Antunes (Banco BIC/Carmim/Tavira) sido o melhor algarvio, ao terminar na 6ª posição, logo seguido do argentino Jorge Montenegro, do Louletano/Dunas Douradas.

Na etapa desta quinta-feira, a 2ª, Daniel Mestre, sprinter do Banco BIC/Carmim/Tavira, cortou a linha da meta na 10ª posição, a 9 segundos do vencedor Eduard Prades (OFM/Quinta da Lixa).

Com uma competição recheada de bonificações, foi notório o elevado ritmo da corrida na luta pelo bónus. Em consequência, houve uma troca de camisola amarela, agora no corpo de Carlos Barbero (EUK).

Na classificação geral individual Daniel Mestre sobe à 10ª posição, a 25 segundos de Barbero. Segue-se Amaro Antunes, em 11ª posição, a 26 segundos. Na classificação por equipas o Banco BIC/Carmim/Tavira estabiliza na 4ª posição.

Da outra equipa algarvia em prova, o Louletano/Dunas Douradas, o ciclista mais bem classificado na etapa foi Vicente de Mateos, que cortou a meta em 23º e subiu à 16ª posição da classificação geral.

Amanhã, o pelotão pedala a mais longa etapa da Alentejana com 205 quilómetros, entre Redondo e Mértola.

Comentários

pub