«Servir Portimão» plantou amendoeiras na cidade

Vários elementos e simpatizantes da coligação «Servir Portimão» aproveitaram o Dia da Árvore e a sua proposta “Portimão – Concelho […]

Vários elementos e simpatizantes da coligação «Servir Portimão» aproveitaram o Dia da Árvore e a sua proposta “Portimão – Concelho das Amendoeiras” para plantar oito amendoeiras em diversos pontos da cidade.

A proposta dos eleitos pela Coligação “Servir Portimão” foi aprovada em reunião de Câmara com os votos favoráveis do Partido Comunista, do Bloco de Esquerda e três abstenções do executivo socialista, tendo estes últimos alegado que, para a implementar, seria necessário um custo excessivo que a autarquia neste momento não pode suportar.

Na opinião de José Pedro Caçorino, essa situação «não se verifica na medida em que é possível fazer a reprodução da amendoeira através do próprio fruto. Para nós esta é uma questão de falta de vontade política e de estratégia a médio e longo prazo».

Segundo José Pedro Caçorino, que se apresenta como «líder da oposição ao executivo socialista», esta iniciativa tem por objetivo «não só colocar a tónica na importância dos espaços verdes – que tanta falta fazem em Portimão – mas também, aproveitar os espaços deixados vazios pelas palmeiras, destruídas pelo escaravelho invasor, e colocar, nesses e noutros locais, árvores autóctones».

Para o efeito, sublinha o vereador, «escolhemos a amendoeira por ser uma árvore que tem uma floração atrativa e que corresponde a um dos melhores cartazes turísticos desenvolvidos pela então Comissão Regional de Turismo do Algarve. Se o executivo socialista souber aproveitar esta oportunidade, em poucos anos podemos ter as ruas e estradas de Portimão floridas em época baixa e fazer disso atrativo turístico».

Para garantir que as amendoeiras sobrevivem e crescem, cada uma das pequenas árvores ficou com um “padrinho” que zelará pela seu acompanhamento enquanto disso necessitarem, pois trata-se de um espécie que não requer cuidados especiais após o seu “vingamento”.

 

 

Comentários

pub