Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

Sul InformaçãoLagoa perdeu «uma referência de cultura ímpar» com o falecimento do Mestre Fernando Rodrigues, esta terça-feira. O presidente da Câmara de Lagoa Francisco Martins fez uma «sentida homenagem pública» ao artesão, um dia depois da sua morte, onde também lhe agradece legado que deixou.

O recém-empossado edil lagoense deixou «um agradecimento ao seu espírito lutador, ao seu trabalho e à sua tão impressionante quão grandiosa obra na defesa e preservação de uma atividade que muito honra e engrandece todos os artesãos, não só de Lagoa, mas também de Portugal e do mundo».

«Tendo tido a oportunidade de trabalhar com ele, na minha antiga qualidade de Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lagoa, não posso esquecer a figura de um homem impoluto, profissional sério, chefe de família exemplar, cidadão atento à sua atividade artesanal, pelo que, em meu nome e na dos meus Vereadores, venho pesarosa e sentidamente comunicar o falecimento deste munícipe, cuja grandeza de espírito não posso esquecer, apresentando sentidas condolências a sua família, nomeadamente a sua esposa, Maria Isabel e filhos», disse Francisco Martins.

festival do marisco de olhao
Sul Informação
Mesmo em dia de homenagem, e sem as suas roupas de trabalho, o Mestre Fernando não deixou de dar indicações aos seus alunos

Mestre Fernando Rodrigues tinha sido recentemente homenageado pela autarquia e o seu nome foi atribuído à Escola Municipal de Artes, que passou a denominar-se «Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues».

«Na homenagem, que todos consideraram justa e oportuna, foi recordado que aquele equipamento municipal de arte e cultura por ele foi fundado em 1982, tendo sido seu responsável até aos dias de hoje, tendo o Mestre Fernando Rodrigues dito que tudo faria para que o espírito da olaria artesanal e da cerâmica se não perdessem», acrescentou.

O corpo de mestre Fernando Rodrigues, que faleceu aos 80 anos de idade, vai estar em câmara ardente na Igreja da Misericórdia de Lagoa e o seu funeral deverá realizar-se, segundo familiares do falecido, no próximo dia 1 de novembro, sexta-feira, para o Cemitério de Lagoa, em hora ainda a designar.

(O dia do funeral foi corrigido às 18 horas)

recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

Orquestra Ligeira de Lagos

Orquestra Ligeira de Lagos celebra 10 anos com dois dias de festa

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Não se pode, Não se pode (ensaio) ©JoãoVersosRoldão, TNDMII (1)

Espetáculo infantil «Não se pode! Não se pode!» estreia-se em Lagos