Última viagem do submarino Barracuda será até…ao núcleo do Museu da Marinha

O submarino ex-NRP Barracuda vai fazer amanhã, dia 25 de julho, a sua última viagem da Base Naval de Lisboa […]

O submarino ex-NRP Barracuda vai fazer amanhã, dia 25 de julho, a sua última viagem da Base Naval de Lisboa para a doca seca nº 1 de Cacilhas, com o objetivo de ser musealizado e ficar aberto a visitas, tal como a Fragata D. Fernando II e Glória.

​Depois de mais de quarenta anos ao serviço da Marinha Portuguesa e mais de 52 mil horas navegadas, o ex-NRP Barracuda, que fez a última navegação em 2010, vai integrar o núcleo museológico do Museu de Marinha em Cacilhas, ficando aberto ao público juntamente com a Fragata D. Fernando II e Glória.

Esta iniciativa tem como base um protocolo assinado em 19 de dezembro de 2011 entre a Marinha Portuguesa e a Câmara Municipal de Almada.
Desde então, e de modo a tornar possível a entrada em doca e musealização do Barracuda, foram efetuadas diversas ações de desassoreamento do canal de acesso e da antecâmara da doca, a substituição da comporta e a preparação do submarino para a sua carenagem e musealização.
Depois de instalado na zona ribeirinha, junto ao Farol de Cacilhas, o submarino estará equipado como se fosse participar em missões, tendo no entanto sido reestruturado de modo a garantir a abertura a visitas em segurança.
Programa:
A manobra, que consiste na deslocação do ex-NRP Barracuda desde a Base Naval de Lisboa até à doca nr. 1 de Cacilhas, em Almada, e assentamento do submarino, será efetuada de acordo com o seguinte programa:
15h30 – Saída de autocarro de Cacilhas, junto à Fragata D. Fernando II e Glória, para a Base Naval de Lisboa (BNL).
16h30 – O submarino largará da BNL.
17h30 – Início da manobra de entrada em doca. Após a entrada do submarino em doca, a comporta será recolocada com recurso a uma grua,  dando-se início ao esgoto da água  e à manobra de assentamento do submarino em picadeiros.
Datas marcantes do ex-NRP Barracuda:
24-Set-1964                                       Assinatura do contrato de construção dos submarinos da 4ª Esquadrilha
19-Out-1965                                      Assentamento da quilha
24-Abr-1967                                       Lançamento à água
04-Mai-1968                                      Aumentado ao efetivo
07-Mai-1968                                      Primeira navegação
16-Mai-1968                                      Primeira Imersão (duração de 1h 30m)
10-Nov-1968 a 13-Nov-1968    Viagem de Lorient para lisboa
04-Set-1979                                       Primeiro exercício de rendez-vous em imersão com submarinos Portugueses.
15-Dez-1982                                      Barracuda larga para efetuar o afundamento do “Bandim”
11-Jun-1997 a 11-Jul-1997       Durante a Operação “Endurance” atingiu-se a autonomia máxima dos Submarinos  da Classe Albacora (31 dias  no mar).
27-Jan-2010                                      Última navegação
02-Ago-2010                                     Passou ao estado de desarmamento.

Comentários

pub