Instituto Hidrográfico e FPS lançam ferramenta para prever condições de surf na costa portuguesa

O Instituto Hidrográfico disponibiliza, a partir de 22 de abril, em parceria com a Federação Portuguesa de Surf, a previsão […]

O Instituto Hidrográfico disponibiliza, a partir de 22 de abril, em parceria com a Federação Portuguesa de Surf, a previsão das condições para a prática do surf, em várias praias da costa portuguesa, em “Qual é a tua onda?” (www.hidrografico.pt).

A divulgação deste produto e a assinatura do protocolo entre a Marinha e a Federação Portuguesa de Surf realizam-se no mesmo dia, pelas 16h00, no Instituto Hidrográfico.

Este projeto do Instituto Hidrográfico (IH), de previsão das condições para a prática do surf, visa apoiar o desenvolvimento desta atividade em Portugal, através da produção e divulgação das previsões detalhadas da agitação marítima que quebra nas nossas praias.

«Esta informação torna-se ímpar no nosso país, uma vez que resulta da combinação de um conhecimento preciso da topografia litoral aliado à modelação detalhada do ciclo de vida da agitação marítima, validada por uma rede de observação em tempo real», salienta aquele Instituto.

Os produtos disponibilizados à escala das praias agregam previsões espaciais da altura e período das ondas, assim como previsões da maré e do vento local.

Estes parâmetros são depois utilizados na avaliação da qualidade das ondas para a prática deste desporto, descrito por um Índice de Qualidade de Surf.

O IH afirma pretender «continuar a aperfeiçoar esta aplicação, chamando até si a comunidade portuguesa do surf para colaborar, com a sua experiência e saber, no aperfeiçoamento da aplicação, num contributo para o desenvolvimento desta modalidade e da economia do País».

O Instituto Hidrográfico opera uma rede de observação oceânica capaz de registar, em tempo real, as condições de agitação marítima ao largo da costa portuguesa.

Esta informação é complementada por uma capacidade de previsão do estado do mar, obtida a partir de modelos numéricos que correm diariamente no IH.

«Este conhecimento e a previsão da agitação marítima são fundamentais para o sucesso das operações navais que a Marinha Portuguesa realiza em diferentes regiões do globo. Este saber fazer e esta capacidade instalada no IH, não se restringe apenas a produtos de aplicação militar mas também a uma componente de serviço público que, desde sempre, tem apoiado diferentes atividades marítimas», conclui o Instituto Hidrográfico.

Comentários

pub