Papa Bento XVI resigna

O Papa Bento XVI anunciou a sua resignação, com efeitos a partir de 28 de fevereiro, de acordo com um […]

O Papa Bento XVI anunciou a sua resignação, com efeitos a partir de 28 de fevereiro, de acordo com um porta-voz do Vaticano.

A notícia foi divulgada hoje em primeira mão pela agência noticiosa italiana Ansa.

Para já, são ainda desconhecidas as razões oficiais da abdicação de Bento XVI, embora as agências apontem que a sua idade (86 anos) está na origem da resignação.

Aliás, o próprio Papa terá dito esta manhã, durante um discurso no Vaticano, não ter mais «a força» para dirigir a Igreja, por causa da idade.

Segundo o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, «o Papa anunciou que renunciará a partir das 20h00 (19h00 em Portugal) do dia 28 de fevereiro», naquele que pode ser considerado um anúncio quase sem precedentes na Igreja Católica.

Ao longo da história da Igreja de Roma, apenas por duas vezes um Papa pediu a sua renúncia. O último papa a renunciar foi Gregório XII em 1409.

Terá agora de ser convocado um novo conclave (uma reunião de cardeais) para escolher o sucessor de Bento XVI.

O conclave deverá ter lugar em meados do mês de março, já que período entre a resignação e a eleição do sucessor deverá ser «o mais breve possível», até porque durante esse período não haverá Papa em funções, precisou também o Vaticano.

O Papa Bento XVI, nascido na Alemanha com o nome de Joseph Alois Ratzinger, foi eleito papa no dia 19 de Abril de 2005.

Foi eleito como o 265º Papa com a idade de 78 anos e três dias, sendo o atual Sumo Pontífice da Igreja Católica, sucedendo ao Papa João Paulo II, no conclave de 2005, que terminou no dia 19 de Abril.

É o sexto e talvez o sétimo (segundo a procedência de Estêvão VIII, de quem não se sabe se nasceu em Roma ou na Alemanha) papa alemão desde Vítor II.

Trata-se do um dos pontificados mais curtos desde os inícios do século XX, tendo o mais curto sido o de João Paulo I, que morreu em 28 de setembro de 1978, cerca de um mês depois de iniciar funções, em circunstâncias ainda hoje algo misteriosas.

 

Atualizado às 11h26 acrescentando informação sobre as possíveis razões da resignação e a marcação do conclave.

Comentários

pub