Pontões da EN120 entre Lagos e Aljezur avançam para obras em 2013

Dois pontões situados na Estrada Nacional 120 entre Lagos e Aljezur vão sofrer obras de requalificação em 2013, garantindo «melhores […]

Dois pontões situados na Estrada Nacional 120 entre Lagos e Aljezur vão sofrer obras de requalificação em 2013, garantindo «melhores condições de segurança», anunciou o presidente da empresa Estradas de Portugal (EP), na sexta-feira, em Aljezur.

António Ramalho, falando ao Sul Informação à margem da inauguração da repavimentação do troço da estrada regional ER 124/267, entre Aljezur e Marmelete, acrescentou que «há duas ou três intervenções de requalificação e segurança» que avançam em 2013 nesta estrada que liga Lagos a Santiago de Cacém.

O presidente da EP disse ainda que o lançamento do concurso para a requalificação dos pontões do Pincho (ainda no concelho de Lagos) e do Areeiro (entre Aljezur e Rogil) «está programado para Março ou Abril», prevendo-se que a conclusão das obras tenha lugar «até ao fim do próximo ano».

Esta e outras questões relativas a estradas e acessibilidades foram discutidas entre os presidentes da EP e da Câmara de Aljezur, numa breve reunião antes da inauguração da repavimentação da ER 124/267.

O autarca José Amarelinho, por seu lado, explicou ao Sul Informação que ambas as intervenções previstas na EN120 são «muito importantes para o concelho», uma vez que essa estrada é a principal ligação de Aljezur ao litoral algarvio e à Via do Infante, bem como, a Norte, a Odemira.

«O pontão junto ao Pincho é fora do nosso concelho, mas o facto de há muito tempo a circulação estar condicionada nesse ponto é um estrangulamento importante nas acessibilidade de e para Aljezur». Por isso, acrescentou Amarelinho, «é fundamental que as obras de requalificação avancem, porque se trata de uma situação insustentável».

 

Variante de Aljezur não foi esquecida

 

A variante de Aljezur, um projeto que tem causado polémica devido ao facto de atravessar a várzea num corredor colado à vila e que pretende retirar o trânsito do centro da localidade mas sem o afastar demasiado, foi também discutida na reunião entre o presidente das Estradas de Portugal e o autarca José Amarelinho.

António Ramalho garantiu, em declarações ao nosso jornal, que a variante de Aljezur será incluída no «Plano de Proximidade», que definirá a estratégia de acessibilidades em todo o país, «trabalhando dentro das possibilidades atuais do país». «Esse Plano de Proximidade é que irá enquadrar qual o nível de prioridade desta variante».

No entanto, como admitiu o autarca José Amarelinho, a variante, que «continua a ser uma prioridade para nós», não é «uma prioridade com o nível mais alto para as Estradas de Portugal».

O presidente da Câmara aljezurense discutiu também com o responsável pela EP «a criação de uma outra ponte, apenas pedonal, junto à ponte de Aljezur», integrada na EN120. «É uma ambição que temos, a de construir essa ponte apenas para peões, porque isso irá melhorar consideravelmente as condições de segurança, já que, atualmente, sendo a ponte tão estreita, as pessoas circulam ali com algum perigo».

Curiosamente, a menos de 20 metros da estreita ponte rodoviária de Aljezur existe já uma outra ponte pedonal sobre a ribeira.

 

Comentários

pub