Nuno Fernandes alcança brilhante 8º lugar na prova Ironman na Áustria (atualizado)

Nuno Fernandes classificou-se este domingo na 8ª posição do seu grupo de idades (18 aos 24 anos), na prova Ironman […]

Nuno Fernandes classificou-se este domingo na 8ª posição do seu grupo de idades (18 aos 24 anos), na prova Ironman 70.3, disputada em Salzburgo, na Áustria.

O atleta algarvio conseguiu assim a mesma posição que já tinha alcançado na prova de Singapura, mas melhorou de forma significativa o seu tempo, terminando as três vertentes – natação, bicicleta e corrida – com o tempo total de 4h31min45seg.

Nuno Fernandes tinha dito, em entrevista ao Sul Informação, que a sua meta na prova austríaca era «tentar reduzir 25 minutos a meia hora ao tempo que fiz em Singapura [cerca de 5h00]» e conseguiu-o de forma brilhante.

«Com este tempo, tinha ganho em Singapura», disse Nuno Fernandes ao Sul Informação, a partir de Salzburgo. «Mas aqui tive a concorrência dos alemães, que são mesmo muito fortes, dos mais fortes da Europa».

«Consegui reduzir 35 minutos ao meu tempo, o que foi mais do que cumprir os meus objetivos. Baixei o tempo na natação, à volta de 8 minutos, e na corrida, mas sobretudo baixei 30 minutos no ciclismo. Até fiquei admirado comigo mesmo. Foi fantástico!».

De facto, o triatleta de Portimão, de 23 anos, cumpriu os 1.9 quilómetros de natação no lago em 32min25seg, alcançando a 28ª posição, mas logo subiu nos 90 quilómetros de bicicleta, feitos em 2h15min42seg, tempo que foi o 10º melhor.

Finalmente, nos 21,1 quilómetros de corrida (a distância de uma meia maratona) conseguiu o 8º tempo, com 1h34min35seg.

No final, Nuno Fernandes foi 8º, tendo antes de si apenas cinco fortíssimos alemães e dois austríacos.

Com o tempo total de 4h31min45seg, se Nuno tivesse concorrido na categoria Pro, onde competem os atletas profissionais, teria garantido pelo menos a 27ª posição.

Este domingo, à noite, no jantar de consagração dos atletas, Nuno Fernandes ficou a saber que,m desta vez, não apurado para o Campeonato do Mundo de Ironman. «Se não for, feliz da vida, volto para casa. Mas se for apurado, desta vez vou lá, no próximo ano», tinha garantido em entrevista telefónica ao Sul Informação. Depois de saber que não ficou apurado, e com o pragmatismo que é sua característica, Nuno comentou: «foi por pouco, mas não consegui! Paciência!».

Em Singapura, o atleta algarvio conseguiu o apuramento para o Mundial, mas, por falta de dinheiro para a inscrição, deslocação e estadia na prova, disputada no Hawai (EUA), acabou por prescindir do lugar.

Na prova deste domingo em Zell am See-Kaprun, seu primo Paulo Costa, que correu na categoria dos 40 aos 44 anos, terminou em 212º lugar, com os tempos de 00h3min09seg na natação, 02h4min50seg na bicicleta e 01h59min13seg na corrida, e um tempo final global de 05h35min58seg.

Sobre a zona de Zell am See-Kaprun, perto de Salzburgo, na Áustria, Nuno diz que «é linda como um postal, com as montanhas e o lago. Uma maravilha!».

 

Outros resultados dos portugueses:

Tiago Lobo (M30)

Natação 00:27:24; Bicicleta 02:20:11; Corrida 01:21:01; Total 04:15:50; Posição final 4ª Ranking 37º

 

Pedro Gomes (M25)

Não concluiu a prova

 

Atualizado às 16h00, com as declarações de Nuno Fernandes

Atualizado às 08h30 de dia 27, com os resultados do apuramento para o Mundial

 

 

Comentários

pub
pub