Uma centena de caminheiros e ciclistas fez a travessia da Via Algarviana

A 5ª Travessia da Via Algarviana, que terminou em Alcoutim na sexta-feira, dia 6 de abril, contou com mais de […]

A 5ª Travessia da Via Algarviana, que terminou em Alcoutim na sexta-feira, dia 6 de abril, contou com mais de uma centena de inscrições, com uma média de 25 participantes diários na modalidade pedestre e 30 na modalidade BTT.

Apesar das condições atmosféricas, o balanço é considerado «bastante positivo» pela organização, a cargo da associação Almargem.

A sessão de encerramento e lanche final da 5ª Travessia da Via Algarviana teve lugar no sábado, pelas 16h30, no salão do Centro Náutico de Alcoutim, local gentilmente cedido pelo município.

O programa para este dia foi iniciado com uma caminhada de Balurcos rumo a Alcoutim, num percurso de 24,20 km para a modalidade pedestre. Na modalidade de BTT, foi efetuado o percurso de 58 km, de Vaqueiros a Alcoutim.

Os cerca de 60 participantes desta última etapa juntaram-se para um convívio final onde estiveram presentes o presidente da Câmara Francisco Amaral e o presidente da CCDR Algarve David Santos.

Durante o lanche foram entregues, aos participantes de ambas as modalidades e que completaram a 5ª Travessia, os respetivos certificados de participação.

A iniciativa contou com patrocínio das empresas REN, Vila Vita Parc, Grupo de Montanhismo “Sempre por Maus Caminhos” da CGD e Cimpor, bem como, com o apoio do Apolónia Supermercados, alguns Municípios e juntas de freguesia parceiros, Extremo Sul, MegaSport, G- Ride, Jaffers Supermercados, Quinta do Freixo, Moinho de Cachopo, Frutas Guerreiro e Burros & Artes.

Os apoios podem ser consultados na sua totalidade na página de facebook do projeto Via Algarviana.

A Via Algarviana é um percurso pedestre de longa distância (300 km), classificado com Grande Rota (GR13). Inicia-se em Alcoutim, junto ao Guadiana, e termina no cabo de S. Vicente, em Vila do Bispo, passando pelas serras do Caldeirão e Monchique.

Atravessa essencialmente zonas florestais e aldeias do interior algarvio, onde persistem ainda muitas das tradições rurais que o projeto pretende dar a conhecer.

Mais informações sobre a Via Algarviana aqui

Comentários

pub