A Via Algarviana criou uma Rede de Parceiros Certificados, que conta desde hoje com um espaço no site e na aplicação desta via pedonal e ciclável que atravessa o interior do Algarve, de modo a que quem percorrer possa obter, a qualquer hora e em qualquer lugar, informações sobre onde dormir, onde comer e que atividades pode fazer.
A Rede de Parceiros Certificados pode ser consultada numa nova secção que foi criada no site da Via Algarviana, denominada Reservar.
«Aqui, o utilizador pode escolher o que pretende – alojamento, transporte, comércio local, etc. –, consultar os parceiros disponíveis e, depois, contactá-los diretamente para pedir mais informação ou contratar um serviço. Pode ainda optar por navegar num mapa interativo onde é fácil descobrir quais os parceiros que encontra ao longo do percurso. A consulta através de mapa está também disponível na aplicação da Via Algarviana», segundo a associação Almargem.
As empresas aderentes passam a poder identificar-se através de um “selo de parceria” da Via Algarviana – uma imagem gráfica que permite aos visitantes reconhecê-los.
A criação desta rede veio dar «resposta ao número crescente de praticantes de caminhada e ciclistas que todos os anos procuram o interior do Algarve».
Numa primeira fase, «a rede reúne 40 empresas e pequenos negócios locais que prestam os seus serviços no território Via Algarviana, nas áreas de alojamento, restauração, transportes, animação turística, comércio local especializado e agências de viagens».
«A rede é um passo importante para cumprir um dos grandes objetivos da Via Algarviana: a promoção do desenvolvimento sustentável nos territórios de baixa densidade do interior do Algarve. O projeto que hoje se torna público pretende contribuir para o desenvolvimento da economia local, colocando em contacto direto as empresas e os seus potenciais clientes», explica a associação.
«Todos os parceiros envolvidos partilham valores de defesa do património natural e cultural local, um dos pilares da rede. Ao reservar com estes parceiros, os visitantes sabem que estão a contribuir para um turismo sustentável e a beneficiar as comunidades que os acolhem. Em retorno, vivem uma proximidade maior com as pessoas e a cultura locais, desfrutam de experiências únicas e genuínas e de um conhecimento mais profundo do território», acrescenta.
A Almargem salienta ainda que o lançamento de hoje «é apenas o primeiro passo da Rede de Parceiros Certificados da Via Algarviana. Nos próximos meses, várias outras empresas passarão a integrá-la, completando e reforçando a oferta em todo o território. A curto prazo estão previstas sessões de capacitação dirigidas aos parceiros aderentes, com o objetivo de apostar na qualidade da oferta dirigida ao ecoturismo. Irão também decorrer ações de voluntariado ambiental e social, dinamizadas pelos parceiros, que assim assumem um papel ativo na defesa deste território».
As empresas interessadas em aderir à rede podem consultar o site da Via Algarviana para conhecer melhor o projeto e contactar a equipa de gestão da Via Algarviana pelo email [email protected].
Comentários