Lua cheia da Primavera no Túmulo Megalítico de Santa Rita

Assinalar a noite do nascimento da Lua Cheia da Primavera, tendo como cenário o túmulo megalítico de Santa Rita, perto […]

Assinalar a noite do nascimento da Lua Cheia da Primavera, tendo como cenário o túmulo megalítico de Santa Rita, perto de Vila Real de Santo António, é a proposta do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela para sexta-feira à noite, dia 6 de abril.

«Sabia que há evidências claras de que muitos dos monumentos megalíticos estão orientados na direção do nascimento da Lua Cheia que se segue ao Equinócio da Primavera?»

«Sabia que nos megálitos, durante a pré-história, se celebraria este momento do calendário ritual associado à renovação da natureza e ao reinício de um novo ciclo de nascimento-morte-renascimento?»

«Sabia que a Páscoa, que assinala a morte e ressurreição de Cristo, marcada no domingo que se segue à Lua Cheia da Primavera, vem na continuidade destas antigas celebrações do equinócio da Primavera?»

É a partir destas questões que será estruturada a atividade prevista para a próxima sexta-feira. Escavações arqueológicas recentes, promovidas pelo Município de Vila Real de Santo António em 2007 e 2008, no túmulo pré-histórico de Santa Rita, o mais bem preservado dos que se conhecem na zona de Cacela, revelaram um monumento singular de elevado valor patrimonial e histórico com 5 mil anos, constituído por câmara funerária a que se acedia por um longo corredor.

A sua orientação a nascente, para o horizonte onde despontam os principais astros (o sol, a lua e as estrelas), revela a celebração de uma ordem cósmica que regula os ciclos de nascimento, morte e renascimento da natureza e do próprio homem.

É neste cenário milenar ao redor do túmulo megalítico – lugar de culto onde se guarda a memória dos antepassados -, situado nas imediações da histórica aldeia de Santa Rita, a alguns quilómetros de Vila Real de Santo António, que, 5 mil anos depois, se irão reunir os participantes nesta original atividade. O ponto de encontro será na aldeia de Santa Rita às 19h30, seguindo-se uma caminhada até ao túmulo, de cerca de um quilómetro, estando o nascimento da Lua previsto para as 20h20.

Junto ao túmulo megalítico terão lugar diversas atividades. Uma delas será o registo fotográfico do nascer da Lua e do pôr do Sol a partir do túmulo megalítico de Santa Rita e por isso os participantes deverão levar máquina fotográfica ou telemóvel com câmara.

As imagens registadas deverão definir uma sequência de fotografias, mínimo de 5 e máximo de 10. Posteriormente deverá descarregá-las, em tempo real ou nos 5 dias que se seguem ao evento, através do seu Facebook criando um álbum com o título “seu nome_Lua cheia da Primavera no túmulo megalítico de Santa Rita”, aderindo e partilhando-o no grupo “Astros, megalitismo e paisagem” administrado pelo CIIP Cacela.

As fotografias ficarão disponíveis para comentários e serão selecionadas as três melhores imagens e sequências.

Outra atividade serão as conversas curtas à roda da Lua, megalitismo e paisagem, com os arqueólogos Catarina Oliveira e Nuno Inácio, entre outros…

Haverá também uma degustação de farnéis à volta da fogueira e, para isso, será preciso levar farnel e manta para piquenique, bem como uma roda de contos sobre a Lua, dinamizada por uma contadora de histórias.

Não se esqueça de levar agasalhos, histórias e contos sobre a Lua para partilhar com os presentes, e lanterna para orientação no regresso à aldeia.

Para mais informações:

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Tel./Fax: 281 952 600
Email: [email protected]

Comentários

pub