Primeira Lua Cheia da Primavera determina data da Páscoa

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, astronomicamente a Primavera começou às 5 horas e 14 minutos do dia 20 de […]

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, astronomicamente a Primavera começou às 5 horas e 14 minutos do dia 20 de março de 2012, altura do Equinócio de Primavera (no hemisfério Norte).

O termo equinócio significa igual noite, ou dia igual à noite. Nesta data, a duração do dia é idêntica à da noite e o Sol nasce exatamente a Este e tem ocaso precisamente a Oeste.

Segundo o calendário canónico, o Equinócio de Primavera ocorre no dia 21 de março, sendo este dia a referência para determinar a Páscoa.

Desde 325 d.C., por decisão do primeiro Concílio de Niceia, o imperador Constantino decretou que a Páscoa, em todo o Mundo Cristão, ocorre no primeiro Domingo depois da primeira Lua Cheia da Primavera.

No entanto, o calendário canónico não segue rigorosamente o ciclo astronómico da Lua. Está dividido em meses lunares de 29 e 30 dias consecutivos, com um ciclo de 19 anos. A Lua Cheia Pascal é o 14º dia do ciclo lunar com início entre o dia 8 de Março e 5 de Abril.

Na maior parte dos casos, a simples observação da Lua é suficiente, pois a diferença entre o ciclo astronómico da Lua e o calendário canónico lunar são no máximo são 2 dias.

Agora é só observar e acompanhar a Lua, e quando ocorre a Lua Cheia sabemos que o Domingo seguinte será o Domingo de Páscoa.

 

Autor: Filipe Pires

(Centro de Astrofísica da Universidade do Porto)

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários

pub