Faro apresentou esta sexta-feira a sua nova marca e imagem e os novos suportes de comunicação e interação online com a população, numa sessão que foi transmitida em direto via Internet. Um processo que determinou uma autêntica revolução nos materiais de comunicação da autarquia, mas que, nem por isso, foi oneroso para a entidade, fruto do envolvimento dos Departamentos de relações públicas e informática da Câmara de Faro.
A campanha «Faro marca como Marca» teve hoje o seu ponto alto numa apresentação que decorreu nos Paços do Concelho. Problemas técnicos impediram que a transmissão online começasse à hora agendada, mas uma hora e meia depois do previsto a sessão decorreu com sucesso. Neste momento, os conteúdos apresentados já estão disponíveis em www.cm-faro.pt.
A nova marca e imagem do município foram desenvolvidos internamente, num processo paralelo à criação de um novo site e do Portal do Munícipe de Faro.
As plataformas online surgem no seguimento de uma candidatura das seis Câmaras Municipais que pertencem à rede Algarve Central (Faro, Loulé, Tavira, Olhão, São Brás e Albufeira) ao PO Algarve 21, mas não incluem a renovação da imagem das autarquias.
Tendo isto em conta, a sugestão de associar uma mudança do logótipo e de todo o material promocional e de comunicação da Câmara de Faro a este processo de renovação do site não foi logo bem recebida pelo executivo.
«Quando a Margarida Jesuíno [do Gabinete de Relações Públicas] sugeriu a mudança de imagem, respondi que não seria a melhor altura para fazer o investimento. Mas ela explicou que o trabalho que propunha seria desenvolvido internamente e aceitei o desafio», explicou o vereador da Câmara de Faro Paulo Santos.
Este desafio foi assumido pelos funcionários da Câmara há cerca de um ano, que «se dedicaram de corpo e alma ao projeto, sacrificando a sua vida pessoal em muitas ocasiões». Paulo Santos deixou, de resto, claro, que o mérito terá de ser atribuído «às equipas de relações públicas e de informática».
Feitas as contas, a renovação de imagem e a campanha que esteve na rua nas últimas três semanas custaram aos cofres da autarquia «cerca de 5 mil euros». Isto contando já com «o estacionário da autarquia». «Como o nosso material é todo impresso, não será desperdiçado nenhum papel timbrado, nem envelopes», revelou o vereador, que adiantou que, no caso do material já impresso, serão colados autocolantes com a nova imagem.
Cidade Velha dá forma ao novo logótipo
A forma do novo logótipo escolhido é uma referência aos contornos da Vila-Adentro de Faro, vista de cima. Ao mesmo tempo, foram reaproveitadas as cores da cidade, o vermelho e o magenta, e será dada uma outra visibilidade ao brasão da cidade.
Segundo Margarida Jesuíno, a ideia principal por detrás desta renovação é estimular «o sentimento de pertença» dos farenses em relação aos símbolos da autarquia. Ao mesmo tempo é associada a ideia de evolução, neste caso no novo mote «Faro, evoluímos consigo».
Uma ideia reforçada pelo presidente da autarquia Macário Correia, que vê na renovação da imagem «um processo de identificação coletiva, de orgulho e de força».
Veja aqui o vídeo de apresentação: