“O realismo mágico na literatura portuguesa” apresentado em Loulé

No próximo dia 27 de fevereiro, pelas 21h30, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, irá receber […]

No próximo dia 27 de fevereiro, pelas 21h30, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, irá receber a apresentação do livro “O realismo mágico na literatura portuguesa”, de Paulo Serra.

Paulo Serra, Mestre em Literatura Comparada e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, é professor e investigador na área do realismo mágico. Autor da tese publicada “O Realismo Mágico na Literatura Portuguesa”, apresenta este seu primeiro livro resultante da sua tese.

O realismo mágico define-se como um fenómeno de renovação da ficção literária. Numa narrativa realista em que intervêm elementos mágicos, sem se procurar provocar o desconcerto do leitor, o realismo mágico surge aliado a uma preocupação de vários escritores contemporâneos, como Gabriel García Márquez, Isabel Allende, Salman Rushdie, José Saramago, Hélia Correia, de evidenciar a complexidade do real e da história oficial de cada nação. Este conceito revela-se um instrumento eficaz à literatura comparada e aos estudos culturais, visto que o realismo mágico assenta igualmente na mitologia e no folclore.

Num estudo inédito no caso da literatura portuguesa, atentaremos de que modo o realismo mágico influenciou e abriu novos rumos à ficção literária portuguesa pós-25 de Abril, analisando o caso específico da ficção de Lídia Jorge e João de Melo, autores que melhor exploraram o realismo mágico.

 

Para esta apresentação o autor contará com a presença de Petar Petrov, doutor em Literatura Comparada (Portuguesa e Brasileira) pela Universidade de Lisboa, professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (docente das disciplinas de Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, Literaturas Estrangeiras de Língua Portuguesa e Literatura Comparada), e com a presença da conceituada escritora louletana Lídia Jorge.

 

A entrada é livre.

Comentários

pub