Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Sul InformaçãoUm milhão de euros de investimentos municipais e projetos que custem no máximo 200 mil euros. São estas as balizas da proposta que esta quarta-feira foi aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Portimão.

A proposta partiu do presidente da Câmara Manuel da Luz e permite criar o Orçamento Participativo para 2013, um mecanismo democrático em que o contributo de cada cidadão será essencial para o futuro do concelho.

«Os cidadãos são convidados não só a pronunciar-se sobre as obras que gostariam de ver incluídas no Orçamento para 2013, mas também e sobretudo a propor e sugerir projetos que achem importantes», explicou Manuel da Luz, em declarações ao Sul Informação.

são brás de alportel

«É a primeira vez que se avança para o Orçamento Participativo em Portimão», admite o autarca, que sublinha o facto de «agora poderem surgir no nosso plano de atividades projetos que são da exclusiva responsabilidade e que resultam da imaginação dos cidadãos e não são apenas ideias dos políticos. Deste modo, podem surgir projetos inovadores, ideias simples e interessantes, que nunca teriam passado pela cabeça dos autarcas».

Mas o edil considera que o Orçamento Participativo «é também um desafio para a autarquia, que se vê obrigada a ouvir, ler, analisar, as propostas dos cidadãos. Isto coloca os cidadãos e a autarquia no mesmo plano, no que diz respeito à construção de um documento com a importância do Orçamento»

O objetivo é incentivar a participação dos munícipes, de uma forma dinâmica e construtiva, com base na proximidade e transparência, contribuindo para uma maior aproximação entre a gestão pública e as necessidades sentidas pelos munícipes, na procura de soluções para melhorar a sua qualidade de vida.

Os primeiros passos dados em 2004 com o projeto “Cidadania Ativa” permitiram extrair lições e apoiar a elaboração de um modelo mais ambicioso, que será utilizado já este ano na preparação do Plano e do Orçamento para 2013.

O Orçamento Participativo é um processo de carácter consultivo e deliberativo, através da instituição progressiva de mecanismos de codecisão, sendo que numa primeira fase, de dimensão consultiva, os cidadãos serão indagados sobre a definição de propostas de investimento para o orçamento e plano de atividades da Câmara Municipal de Portimão, ao passo que numa fase posterior, de dimensão deliberativa, podem votar projetos de investimento resultantes de propostas apresentadas.

O seu âmbito é o território do concelho de Portimão e abrange todas as áreas de competência da Câmara Municipal, sendo de um milhão de euros a parcela da verba a aprovar diretamente pelos cidadãos em regime de codecisão para o ano de 2013.

Poderão participar apenas cidadãos com idade a partir dos 18 anos, que se relacionem com o município de Portimão, sejam residentes, estudantes ou trabalhadores, e também representantes do movimento associativo, do mundo empresarial e das restantes organizações da sociedade civil.

Este Orçamento processa-se através de um ciclo com vários momentos ao longo do ano, sendo que a participação se inicia com a apresentação de propostas por parte dos cidadãos num site específico e em Assembleias Participativas.
Propostas devem ser apresentadas de 1 de março a 30 de abril, votação online em setembro

As propostas podem ser apresentadas em formulário próprio nas Assembleias Participativas e através da internet, devendo os interessados registar-se no site específico e participar, de 1 de março até 30 de abril próximos.

Devem enquadrar-se numa das seguintes áreas temáticas: Urbanismo; Reabilitação Urbana; Habitação; Espaços Públicos e Espaços Verdes; Proteção Ambiental e Energia; Saneamento e Higiene Urbana; Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Tráfego; Segurança dos Cidadãos; Turismo, Comércio e Promoção Económica; Educação e Juventude; Desporto; Acção Social; Cultura; Modernização Administrativa.

Em seguida, os serviços municipais analisam as propostas quanto à sua viabilidade técnica, orçamentam-nas e adaptam-nas a projetos concretos, que não excedam 200 mil euros cada.

A votação nos projetos será feita exclusivamente através da internet de 1 a 30 de setembro, sendo os cidadãos convidados a avaliar o orçamento 2012/2013 através de um questionário que lhes será enviado.

Os projetos mais votados, até ao montante total de um milhão de euros, são integrados no orçamento municipal para o ano seguinte.

Os órgãos competentes – Câmara Municipal de Portimão e Assembleia Municipal de Portimão – aprovam o orçamento municipal e plano anual de atividades, onde serão incluídos os projetos aprovados através do Orçamento Participativo. Por fim, avalia-se todo o processo e inicia-se a preparação de um novo ciclo.

Para além das possibilidades de os interessados contactarem as Juntas de Freguesia para apoio à participação, a Câmara disponibiliza também a Biblioteca Municipal, o Gabinete de Apoio ao Cidadão, o DTPU – Departamento Técnico de Planeamento e Urbanismo ou outros locais a divulgar oportunamente.

O debate e a participação devem ser assegurados por mecanismos online, promovendo a utilização das tecnologias de informação e comunicação, e por mecanismos presenciais, nomeadamente através da realização de Assembleias Participativas promovidas pela Câmara, em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia, envolvendo, para o efeito os cidadãos, as universidades, as empresas, o movimento associativo e todas as instituições empenhadas na vida do município de Portimão.

Os resultados do Orçamento Participativo serão avaliados anualmente, consagrando-se a introdução de alterações necessárias ao aperfeiçoamento, aprofundamento e alargamento progressivo do processo.

 

Saiba mais sobre Orçamentos Participativos em Odemira, São Brás de Alportel e Almodôvar

 

 

Banner lateral albufeira
savewater

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Sul Informação - «É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]

«É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]