Portal Infocursos já tem dados atualizados para candidatos ao ensino superior

Os dados atualizados do portal Infocursos, que reportam ao ano de 2013/14, já estão disponíveis nessa plataforma online, anunciou o […]

portal infocursos_1Os dados atualizados do portal Infocursos, que reportam ao ano de 2013/14, já estão disponíveis nessa plataforma online, anunciou o Ministério da Educação.

Esses dados permitem aos candidatos ao ensino superior ter acesso a informação relevante para escolher melhor a formação superior depois de terminado o ensino secundário.

Lançado há um ano, o portal Infocursos teve já mais de dois milhões de visualizações de páginas e 260 mil utilizadores distintos.

«Estes números provam que não só os estudantes reconhecem o Infocursos como uma plataforma de informação essencial, dedicada também a famílias e outros estudantes para além dos finalistas do ensino secundário», salienta o Ministério da Educação, em nota de imprensa.

Este Portal reúne informação sobre todos os cursos de licenciatura e mestrado integrado ministrados em Portugal e oficialmente registados na Direção-Geral do Ensino Superior agora à data de 31 de dezembro de 2014.

Apresenta dados caracterizadores de cada curso em termos do concurso nacional de acesso ao ensino superior e reúne, de forma gráfica e fácil de interpretar, vários indicadores estatísticos, entre os quais se destacam a distribuição dos estudantes consoante as vias de ingresso no curso; o percentil médio dos estudantes à entrada do curso, em termos de notas nas provas de ingresso; as taxas de abandono, transferência e continuidade dos alunos no curso um ano após a sua primeira matrícula.

portal infocursos_2O Ministério da Educação realça, nos dados agora disponibilizados, «um decréscimo da taxa de abandono – alunos que não são encontrados no sistema um ano após a primeira inscrição». Essa taxa, que foi de 12,2% nas licenciaturas (1ºciclo) de ensino público em 2012/13, passa agora para 10,3% em 2013/14. E no ensino privado passa de 16,3% para 12,6%.

A informação disponível no portal Infocursos mostra também a distribuição dos alunos por sexo e idades, a distribuição das classificações finais à saída do curso e a relação entre o número de inscritos como desempregados nos centros de emprego, com base nos registos no Instituto do Emprego e Formação Profissional, e o número de diplomados, curso a curso, entre outros parâmetros.

O Portal Infocursos, segundo o Ministério da Educação, «faz parte do esforço que tem sido feito pelo Governo para uma maior transparência em matéria de oferta formativa de nível superior, nomeadamente no que se refere à informação disponível para uma escolha informada por parte dos candidatos ao Ensino Superior. Com mais e melhor informação, é possível um melhor alinhamento entre as expectativas dos estudantes e a sua futura realidade académica e profissional, com benefícios para os candidatos, para a sociedade e para a nossa economia».

Comentários

pub