Tempo quente e seco ao longo da próxima semana, em todo o país, é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), podendo, no Algarve, atingir-se os 35 graus.
Em comunicado, o IPMA explica que «o anticiclone que se encontra na região dos Açores irá estender-se em crista para o Golfo da Biscaia durante a próxima semana, permitindo o desenvolvimento de uma depressão térmica sobre a Península Ibérica, o que dará origem a um fluxo de sueste com transporte de uma massa de ar proveniente do Norte de África, favorável a uma situação meteorológica de tempo quente e seco».
Por isso, está previsto que o céu continue «pouco nublado ou limpo» e o vento vai «predominar do quadrante norte, fraco a moderado, sendo temporariamente do quadrante leste durante a madrugada, soprando por vezes forte no litoral oeste e terras altas, em especial durante a tarde».
A temperatura encontra-se já acima dos valores do normal para Maio e com tendência para uma subida gradual, mais significativa na quinta e sexta-feira, dia 29 e 30.
«Desta forma, a temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30°C na generalidade do território a partir do dia 27, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores acima de 35°C na região Sul e vale do Tejo», diz o IPMA.
As mínimas também aumentarão, devendo fixar-se nos 15 graus.
Estas condições também vão resultar no aumento gradual do Perigo de Incêndio Rural (PIR), podendo atingir o máximo em alguns concelhos do Alentejo e Algarve.