O projeto “Cabaz da Terra” vai ser retomado pelo Museu Municipal de Tavira, com uma ação numa melaria em Estiramantens, na freguesia de Santo Estêvão, marcada para o dia 25 de Maio, às 15h30.
Esta atividade, realizada no âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Museus, «é uma experiência que convida os participantes a descobrir os produtos locais, através dos seus produtores».
«O “Cabaz da Terra” consiste em visitas orientadas por agricultores/as do concelho que partilham a experiência e o conhecimento sobre o trabalho da terra, os seus produtos e os saberes mediterrânicos que se transmitem de geração em geração», segundo a Câmara de Tavira.
Nesta visita os participantes terão oportunidade de explorar a melaria familiar orientada por Manuel Nascimento e pelo seu neto Alexandre. «A experiência propõe dar a conhecer o processo de produção do mel, desde a colmeia até ao produto final, revelando as técnicas e os segredos que fazem do mel um produto especial».
A visita inclui uma prova de mel e derivados, «que permitirá apreciar diferentes aromas e sabores. No final, cada participante recebe um cabaz com produtos selecionados da melaria para levar para casa».
A inscrição deve ser feita online, através deste link. A atividade custa 8 euros por pessoa. Crianças até aos 12 anos não pagam.