O mês de Junho em Portimão será marcado não só pelo começo do Verão, mas também por vários desfiles das Marchas Populares e pelos Arraiais, levados a cabo pelo movimento associativo local para celebrar o St.º António e o S. João.
Este ano, a tradição regressa em grande com seis desfiles das Marchas Populares, cinco dos quais agendados para as noites de sexta-feira e o outro num domingo.
Esta é a 24ª edição do evento que, tal como é habitual, promete, de acordo com a autarquia, «contagiar residentes e turistas e
atrair muito público, surpreendido sempre pelos trajes, brilhos, arcos e balões».
Os desfiles contarão com a participação das coletividades culturais e de recreio, como são os casos do Sporting Glória ou Morte Portimonense, da Sociedade Recreativa Figueirense e do CIRM – Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense. A estas junta-se novamente a Marcha da Vila de Alvor, organizada pela Junta de Freguesia com recurso ao voluntariado local.
O Portimão Arena, no Parque de Feiras e Exposições, será palco do primeiro desfile das Marchas. Com entrada livre, limitada à lotação do recinto, este desfile engloba um espetáculo onde a música estará a cargo da Sociedade Filarmónica Portimonense.
Estão previstos seis desfiles, sempre com início às 21h30.

O primeiro será no Portimão Arena (1 de Junho) e tem entrada gratuita, seguindo-se o Polidesportivo da Figueira (dia 6), a Zona Ribeirinha de Alvor (dia 13), a Praia da Rocha, entre o Miradouro e a Fortaleza de Santa Catarina, pela Avenida Tomás Cabreira (dia 20), o Pavilhão Desportivo de Montes de Alvor (dia 22) e, por fim, a Zona Ribeirinha de Portimão, na área adjacente à antiga lota (dia 27 de Junho).
O desfile de Montes de Alvor será o único marcado para um domingo (22 de Junho), e, à semelhança dos anos transatos, constitui o embrião para o surgimento nesta típica localidade da freguesia de Alvor de um núcleo de moradores, motivado para celebrar as festas populares de forma regular.
A festa conta com desfiles de três coletividades de outros concelhos algarvios: Marcha de Bensafrim (Lagos), a Marcha da Associação Grupo dos Amigos da Pedreira (Silves) e a Marcha Popular da Bordeira (Faro).
No total, estarão envolvidos mais de mil participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas. A música, com o tradicional “Cavalinho”, mais uma vez, estará a cargo da Sociedade Filarmónica Portimonense.
Numa nota, a autarquia de Portimão anuncia ainda que no dia 8 de Junho, e inseridas nas Comemorações do Dia de Portugal, elementos das quatro marchas do concelho de Portimão foram convidados a representar o município em Bruxelas, num desfile festivo com cariz popular.





Da tradição festiva fazem também parte os arraiais, que vão decorrendo no centro da cidade.
Com a participação do Sporting Glória ou Morte Portimonense, Clube União Portimonense, Sociedade Vencedora Portimonense e do Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, os Arraiais estarão de volta à Praça da República, em Junho, nos sábados 7, 14, 21 e na sexta-feira, dia 27. As barraquinhas de comes e bebes funcionam entre as 19h00 e a 1h00.
barraquinhas de comes e bebes, entre as 19h00 e a 1h00.
Para todos os gostos, a animação musical começará a partir das 19h30, com o seguinte programa: dia 7 – Grupo Coral de Portimão e Ricardo Sintra (21h00); dia 14 Grupo de Cantares “Vozes do Glória” e Marcelo Rio (21h00); dia 21 – Grupo de Cante Alentejano do Centro Comunitário do Bairro pontal e o duo Nuno & Fernando Mário (21h00); dia 27 – Coro da Aldeia e Pedro Miguel (21h00).
Os festejos são organizados pelo Município de Portimão, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, contando com o forte empenho das coletividades envolvidas, que de modo entusiástico mobilizam para a participação neste evento largas centenas de pessoas de todas as faixas etários e quadrantes da sociedade.