Lagos foi este ano a cidade escolhida pelo Presidente da República como sede das Comemorações do 10 de Junho, mas a programação começa logo no dia 1.
De acordo com este Município algarvio, serão «dez dias a celebrar a língua de Camões, as comunidades da diáspora, os órgãos de soberania, as instituições, os símbolos e a identidade de Portugal».
No dia 1 de Junho, às 16h00, decorrerá o desfile e atuação da charanga a cavalo da GNR, na Avenida dos Descobrimentos.
De 1 a 10 de Junho, realiza-se a Expo Forças Armadas, no Jardim da Constituição.
Nos dia 6, 7 e 8, às 21h30, na Praça Infante D. Henrique, decorrem os concertos da Banda da Força Aérea, Banda da Armada e Banda Sinfónica do Exército, respetivamente.
Já a 9 de Junho, segunda-feira, às 10h00, há cerimónia do Hastear da Bandeira Nacional e às 21h30 decorre mais um concerto, desta vez da Orquestra Ligeira do Exército. Às 23h00, será lançado fogo de artificio.
Os festejos do Feriado Nacional – 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – começam às 11h00, na Avenida dos Descobrimentos, com a Cerimónia Militar. Às 15h00, é possível assistir à Passagem dos Meios Navais, e, às 18h00, à cerimónia do baixar da Bandeira Nacional, na Praça Infante D. Henrique.
Por fim, às 18h30, também na Praça Infante D. Henrique, decorre o concerto de encerramento, pela Orquestra do Algarve.
Neste concerto estava previsto participar também Nuno Guerreiro, tal como referiu o Presidente da República na nota de pesar divulgada no dia da morte do cantor louletano. Nuno Guerreiro morreu a 17 de Abril, aos 52 anos, vítima de uma infeção generalizada grave.
A decisão de escolher Lagos como a sede das Comemorações do 10 de Junho foi dada pelo Presidente da República em Fevereiro, tal como o Sul Informação noticiou aqui.
Num despacho publicado em Diário da República, Marcelo Rebelo de Sousa avançou também que seria a escritora Lídia Jorge a presidir à comissão organizadora do evento.
«Para a organização das comemorações é constituída uma Comissão presidida pela Dr.ª Lídia Jorge, escritora, e que integra o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, a Secretária-Geral da Presidência da República e o Chefe do Protocolo de Estado», lia-se no mesmo texto.
Numa nota publicada na rede social Facebook, a Câmara de Lagos refere que, em breve, serão também divulgadas informações sobre os condicionalismos à circulação viária e estacionamento que decorrem da realização das atividades e cerimónias no espaço público.
Foto: António Pedro Santos | Lusa

Obrigado por fazer parte desta missão!