Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O projeto Clínica de Gastrenterologia MAT, do Montepio Artístico Tavirense, em Tavira, é um dos três finalistas do Prémio Inovar Para Melhorar, da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), cujo vencedor será conhecido em 30 de Maio.

Trata-se de «uma unidade especializada para exames endoscópicos com tecnologia de ponta, «colmatando uma carência significativa de oferta pública nesta especialidade no sotavento algarvio», em articulação com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), refere a UMP, em comunicado.

Com o apoio da ACSS, o Montepio Artístico Tavirense criou uma unidade de gastrenterologia equipada com tecnologia de ponta para a realização de exames como colonoscopias, endoscopias altas, polipectomias e biópsias transendoscópicas com sedação.

sessões de cinema de inverno

Este serviço permite «o diagnóstico precoce e a prevenção eficaz de doenças do foro gastrointestinal, oferecendo uma resposta concreta a uma carência crítica da região entre Vila Real de Santo António e Faro», onde não existia uma oferta especializada semelhante.

A unidade é operada por uma equipa médica experiente, composta por especialistas em gastrenterologia e anestesiologia, com o apoio de enfermeiros qualificados.

Está equipada com sistemas avançados de desinfeção, dispositivos de suporte de vida e infraestruturas «conformes com as exigências legais em saúde».

«Este projeto reforça o papel do mutualismo na promoção da saúde, prestando cuidados não só aos associados como também à população em geral, com abrangência nacional e integração com o Serviço Nacional de Saúde, através do ACES Algarve III – Sotavento», assinala a UMP.

Esta distinção anual pretende reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras promovidas por associações mutualistas em Portugal, com impacto real nas comunidades e potencial de replicação.

Os outros dois finalistas são o projeto “Famílias Felizes, Crianças Felizes”, d’A Mutualidade de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, e o espaço ABF Exercício – Saúde, Movimento e Comunidade, d’A Beneficência Familiar do Porto, no distrito do Porto.

O vencedor será conhecido durante as comemorações do Dia Nacional do Mutualismo, que terão lugar no próximo dia 30 de maio, no Hotel Solverde, em Vila Nova de Gaia.

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Castro Verde

Castro Verde avança com obras no Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básica

medicina saude paciente medico

Alentejo 2030 com 4,6 milhões para investir em equipamentos sociais e de saúde da região

DECIRALG-25 (5)

Exercício regional de preparação para incêndios rurais juntou 300 operacionais