«Estamos eufóricos e muito, muito contentes com este resultado». João Graça, o líder da distrital do Algarve do Chega, reagiu desta forma à vitória do Chega pelo círculo eleitoral de Faro e à eleição de quatro deputados, mais 1 do que nas Legislativas de 2024.
Em declarações ao Sul Informação, o número dois da lista pelo Algarve – o primeiro elemento é Pedro Pinto, que foi o líder parlamentar do Chega na anterior legislatura -, considerou que o resultado, nomeadamente o reforço do número de deputados, foi «um reconhecimento do trabalho do Chega, porque se houve alguém que nunca parou fomos nós».
«As pessoas viram o trabalho que eu, o Pedro [Pinto] e a Sandra [Ribeiro] fizemos na Assembleia da República», acredita.
João Graça adiantou ainda que os agora quatro deputados do Chega eleitos pelo Algarve vão focar a sua ação em várias bandeiras, desde logo «a velha bandeira da saúde», nomeadamente a construção do Hospital Central do Algarve.
«É preciso dar mais incentivos aos profissionais de saúde», o que passa também por melhorar o acesso à habitação», considerou.
«A habitação é o grande problema disto tudo. É um dos grandes entraves para a atração de profissionais na saúde e na educação», acrescentou.
Outras prioridades eleitas pelo líder distrital do Chega são as vias de comunicação. Apesar de já não haver portagens, «que foi uma bandeira do Chega», é agora preciso «arranjar o piso da A22».
«Também temos a EN125 e de repensara EN124, principalmente se for construída a ponte entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana», defendeu.
A água e os apoios «aos agricultores e aos pescadores» serão outras das bandeiras do Chega, assegurou João Graça.
«Agora, é arregaçar as mangas e ir lá para cima com mais força, com mais vontade e, claro, com mais responsabilidade», concluiu.
Obrigado por fazer parte desta missão!